Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURAL | NOTÍCIAS

Peça Sacco e Vanzetti com meia entrada para a advocacia

cultural

Pelo segundo ano consecutivo, a Caarj é parceira da Companhia Ensaio Aberto, na reestreia do espetáculo Sacco e Vanzetti, do argentino Maurício Kartun. O espetáculo foi a primeira grande criação do grupo para o Armazém da Utopia, sede da Companhia no Cais do Porto, Rio. A advocacia conta com meia-entrada para a montagem, bastando apresentar a carteira da OAB. Além disso, ao longo da temporada, que estreia nesta sexta (03) e vai até o dia 03 de julho, com espetáculos às sextas, sábados e domingos, serão sorteados no Facebook da Caixa oito pares de ingressos por sessão. Fique atento às nossas publicações para não ficar de fora!

Sob direção de Luiz Fernando Lobo e espaço cenográfico de J.C. Serroni, a encenação parte do célebre caso de Nicola Sacco e Bartolomeu Vanzetti, imigrantes italianos, acusados injustamente e mortos na cadeira elétrica em 1927, nos Estados Unidos. A dramaturgia tem como ponto de partida o texto Sacco y Vanzetti de Mauricio Kartun e da farta documentação que existe sobre o “julgamento do século”, que se converteu em símbolo de luta por justiça, direitos e liberdade.

“Nos 7 anos que Sacco e Vanzetti permaneceram presos a classe operária brasileira esteve totalmente solidária, realizando diversos atos em várias cidades. No Rio de Janeiro não foi diferente. Os portuários e os operários sempre estiveram à frente de mobilizações e não por acaso escolhemos Sacco e Vanzetti para ser nossa criação na sede no Cais do Porto”, diz o diretor Luiz Fernando Lobo. A montagem, que teve três bem sucedidas temporadas, alcançando mais de 4 mil espectadores, recebeu indicações ao Prêmio Shell (trilha original) e Prêmio Questão de Crítica (Cenografia), e representou o Brasil na Prague Quadrennial of Performance Design and Space – a Quadrienal de Praga.

 

A historia de Sacco e Vanzetti
Nicola Sacco, oriundo da Itália do Sul, e Bartolomeo Vanzetti, da região de Turim, emigraram para os Estados Unidos quando jovens, no início do século XX, separadamente. Tendo Boston como nova morada, Sacco passou a trabalhar numa fábrica de calçados, enquanto Vanzetti desempenhou várias ocupações, como, por exemplo, a venda de peixe. A dupla se conheceu ao frequentar círculos anarquistas ítalo-americanos. Em maio de 1920, detidos em um comício anarquista por estar de posse de panfletos e de algumas armas, foram acusados por assalto e assassinato de dois homens. Não havia qualquer prova contra eles, mas a Justiça montou um processo que acabou se transformando num ato político: um gesto exemplar para as “classes perigosas”. Nem mesmo a confissão de um detento que assumiu o crime serviu a impedir a condenação à morte dos anarquistas. A mobilização em favor da anulação da sentença não impediu que a 23 de agosto de 1927 a cadeira elétrica pusesse fim à vida da dupla.

 

SERVIÇO:

Temporada: De 3 de junho até 3 de julho de 2016
Estreia: 3 de junho de 2016, às 20h
Horário:  sextas 20h, sábados e domingos 19h
Local: Armazém da Utopia – Tel: 2253-8726 /2516-4857 / 98909-2402 (WhatsApp)
Endereço: Orla Marítima Prefeito Luiz Paulo Conde – Av. Rodrigues Alves, Armazém 6 – Cais do Porto
Preço: R$ 40,00 (inteira) R$20,00 (meia)
Classificação: 12 anos
Duração: 100 minutos
Capacidade: 200 lugares



NOTÍCIAS

03/07/2018 - Sala Baden Powell promove festival de Bossa Nova

SAIBA +

22/06/2018 - Cineclube Direito em Movimento exibe a pré-estreia de Auto de Resistência

SAIBA +

12/06/2018 - Advogado paga meia no Festival Varilux de Cinema 2018

SAIBA +

11/06/2018 - Passeio histórico pelo Centro do Rio encanta os participantes da Caravana Sociocultural

SAIBA +

04/06/2018 - Confira os espetáculos com desconto em junho

SAIBA +

25/05/2018 - Coral de Madureira/Jacarepaguá completa quatro anos

SAIBA +

17/05/2018 - Assistir a Deadpool 2 no Cine Odeon é uma boa do final de semana

SAIBA +

16/05/2018 - Caravana Sociocultural leva advocacia para a estreia de peça sobre Luiz Gama

SAIBA +

09/05/2018 - Exposição Faces da Justiça chega à OAB Madureira/Jacarepaguá

SAIBA +

09/05/2018 - Coral da Leopoldina é presenteado com teclado pelo CAARJ Cultural

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]