Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

Unis visita Instituto Cravo Albim

1

Em um dos pontos mais deslumbrantes da Urca, os participantes da Unis puderam conhecer um pouco mais da história brasileira, durante visita ao Instituto Cravo Albin para Pesquisa e Fomento das Fontes da Música Popular Brasileira. A instituição tem como sua principal finalidade promover e incentivar atividades de caráter cultural no campo da pesquisa, reflexão e promoção das fontes que alimentam a cultura, especialmente, a música brasileira, visando a divulgação, defesa e conservação do nosso patrimônio histórico e artístico.

De acordo com o presidente e doador do espaço, Ricardo Cravo Alvin, o instituto foi inaugurado para abrigar um conjuntos de bens que foram somando-se ao longo de sua vida. “Dentro de uma condição básica, simultânea à amargura, luta, defesa e ação contra o desperdício da memória nacional, principalmente, a memória ligada à música brasileira. O instituto tem por finalidade, preservar e salvar essa cultura que por muitas vezes é desprezada”, ponderou o fundador da instituição.

A Unis teve contato com parte do acervo, que atualmente possui mais de 100 mil itens, entre eles partituras, discos, instrumentos, pinturas e esculturas, distribuídos em mais de 3.000 metros quadrados, onde é possível encostar na pedra do Morro da Urca, ter contato com a Mata Atlântica e apreciar a vista para a Baía de Guanabara.

Com entrada franca e visita guiada, o Instituto, fundado em 2001, fica localizado na Av. São Sebastião, nº 2, e recebe mensalmente exposições temporárias, além de seu acervo exposto permanentemente. Para mais informações, acesse www.institutocravoalbin.com.br