Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

VIDA | NOTÍCIAS

Prevenção ao alcance das mãos

Prevenção ao alcance das mãos-

Uma atitude simples, rápida e que pode evitar doenças como diarreia, gripe, resfriados e conjuntivite. Manter a higienização das mãos, lavando ou usando álcool gel, é uma medida que pode reduzir em até 40% a incidência de infecções, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Pensando nisso, o Eixo Vida da Caarj enviou a todas as subseções do estado frascos e dispensers com álcool gel, como maneira de estimular o hábito de manter a higiene das mãos entre a advocacia.

As mãos são as principais vias de transmissão de germes e microorganismos em geral, e por isso devem ser lavadas sempre que estiverem visivelmente sujas, antes e depois das refeições, de assoar o nariz e de usar o banheiro, por exemplo. A higiene das mãos remove o suor, a oleosidade e as células mortas, o que impossibilita a formação de um ambiente propício à permanência e à proliferação de vírus, fungos e bactérias.

O uso do álcool gel não substitui a água e sabão em casos de mãos muito sujas, mas é uma alternativa para o uso cotidiano. Nestes casos, é importante observar a concentração do álcool, que deve ser entre 60% e 80% (leia o rótulo dos produtos para aferir a dose). Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a quantidade de álcool gel recomendada para uma limpeza eficiente das mãos é equivalente a um grão de ervilha. Em ambientes como hospitais e clínicas o uso do álcool gel é recomendado para evitar a chamada transmissão cruzada, que é a disseminação de bactérias de uma pessoa contaminada a outra.

Períodos como o inverno são propícios à propagação de doenças que podem ser evitadas com o correto asseio das mãos, pois em função do frio as pessoas permanecem mais em ambientes fechados. Por isso, recomenda-se:

· Ao espirrar ou tossir, cubra o nariz ou a boca com um lenço de papel. Na falta destes itens, utilize o antebraço, evitando sujar as mãos;
· Se não for possível higienizar as mãos, evite tocar os olhos, nariz ou boca após tossir ou espirrar;
· Não compartilhe lixas, cortador ou alicate de unha, uma vez que as unhas também podem acumular microorganismos nocivos à saúde;
· Lave bem as mãos antes de colocar e tirar as lentes de contato;
· Aplique uma quantidade de sabonete suficiente para cobrir toda a superfície das duas mãos, durante seu asseio;
· Após o enxágue, utilize o papel toalha e comece a secar as mãos, seguindo para os punhos. Utilize o papel toalha para fechar a torneira.



NOTICIAS

09/11/2018 - Novembro Azul na Clínica CAARJ Med 10

SAIBA +

08/11/2018 - CAARJ leva campanha Novembro Azul a Quatis

SAIBA +

01/11/2018 - Tema do Novembro Azul da CAARJ é Toque de Amigo

SAIBA +

26/10/2018 - Advocacia de São João de Meriti abraça pela terceira vez o Advocacia Solidária

SAIBA +

19/10/2018 - CAARJ e ABRAPAC promovem palestras sobre o Câncer de Mama

SAIBA +

10/10/2018 - CAARJ viabiliza mamografia a preços reduzidos durante o Outubro Rosa

SAIBA +

14/09/2018 - Projeto Prevenção Itinerante passa a oferecer Eletrocardiograma em suas ações

SAIBA +

06/09/2018 - Advogados do Rio de Janeiro contam com novo plano odontológico

SAIBA +

06/09/2018 - Advocacia Solidária promoverá mais um mutirão pela vida em Santa Cruz

SAIBA +

24/08/2018 - Iniciativa da CAARJ já contribuiu com 600 bolsas de sangue para hemocentros

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]