skip to Main Content
19 De Março – Dia Mundial Do Sono

19 de março – Dia Mundial do Sono

Você sabia que um bom sono é essencial para uma vida saudável? Além de aumentar sua energia para encarar o dia, uma noite bem dormida melhora a atividade cerebral, fortalece o sistema imunológico e recupera o bom humor. O tempo de sono necessário varia de pessoa para pessoa, oscilando entre dez até seis horas. Portanto, para atingir uma média, o recomendado são de oito horas diárias, ajustáveis à necessidade do indivíduo.

De acordo com o Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM), 69% dos brasileiros têm dificuldade para dormir. Veja as dicas abaixo para melhorar a qualidade do seu sono e evitar a insônia.

Ajustar a iluminação
Ao diminuir a luz do ambiente e reduzir os sons, você sinaliza para seu cérebro que está chegando a hora de descansar.

Controlar a temperatura do quarto
Criar uma atmosfera confortável, com ventilação e temperatura adequadas é essencial para permitir que o corpo descanse.

Não ingerir estimulantes
Controlar o consumo de álcool, café, chocolates e chás, assim como evitar alimentos de difícil digestão, colabora para uma sensação maior de relaxamento à noite.

Evitar telas
Se possível, mantenha as telas fora do quarto. Estudos apontam que a luz azul emitida por telas de celulares, notebook, tablets e televisões prejudicam de forma significativa a produção de hormônios que causam o sono.

Criar uma rotina
Pequenos rituais de relaxamento à noite, como tomar um banho quente, ouvir músicas ambiente e ler livros são efetivos para desacelerar e preparar o cérebro e o corpo para uma boa noite de sono.

Estabelecer um horário
Seguir um horário regularmente para dormir e acordar auxilia na manutenção de uma quantidade consistente de sono e ajuda a consolidar uma rotina.

×
Back To Top
×Close search
Search