Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

SAÚDE | NOTÍCIAS

Dia Nacional da Surdez: acessibilidade e inclusão importam

625934-sign-language

Neste dia 10 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Surdez, e a campanha Novembro Azul Mês da Saúde Caarj lembra esta data alertando para a necessidade de inclusão desta parcela da população.

Dados da Federação Nacional pela Educação e Inclusão dos Surdos (Feneis) mostram que atualmente existem 9 milhões de surdos desempregados no país, num universo de 25 milhões de surdos em todo o território nacional. Segundo a federação, que lançou a campanha #surdoehquemfala, muitas vezes as ofertas de trabalho não surgem por puro preconceito.

Além disso, a Federação alerta que medidas simples podem contribuir para a inserção dos surdos na sociedade de forma eficaz. Olhar nos olhos durante a conversa, por exemplo, facilita e muito a comunicação com os surdos. Também são pontos importantes, segundo a Feneis, a garantia de legendas nos filmes nacionais, o uso de intérpretes de Libras nos bancos, comércio e sessões de teatro.

Para divulgar a campanha, a Feneis produziu uma série de vídeos educativos sobre a inclusão dos surdos. Você pode conferir os vídeos no link http://feneis.org.br/surdoehquemfala/.