Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

Férias escolares: tempo de brincadeiras

shutterstock_515643685_mail

O mês de janeiro é marcado pelas férias escolares, e com as crianças em casa muitas vezes os gastos se elevam, para garantir a diversão, certo? Errado! É possível se divertir com os pequenos gastando pouco, e o Caarj Social ouviu a escritora e educadora Janine Rodrigues, criadora da produtora cultural Piraporiando, para trazer dicas de como aproveitar este período com qualidade.

Uma das dicas de Janine está em praticar atividades ao ar livre, revisitando brincadeiras que, muitas vezes, ficaram no passado e muitas crianças não conhecem. “Pique esconde, pular corda… e o mais legal é que a família toda pode participar. Que tal, à noite, apagar as luzes e brincar de cabra cega?”, sugere a educadora. Outra sugestão é a leitura participativa, reunindo pais, amigos e familiares. A ideia é que cada um leve um livro infantil, e a brincadeira consiste em tentar adivinhar o nome da história através de dicas e comentários sobre cada história.

A escritora lembra ainda aspectos importantes para este período. “Como toda brincadeira que envolve as férias, é fundamental beber muita água, comer comidas leves e ter cuidado com estranhos em locais públicos. Orientar as crianças a não falar com estranhos, não aceitar doces ou comidas em geral de quem não conhecem nem sair de perto dos pais ou responsáveis”, alerta.