Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

VIDA | NOTÍCIAS

Quiropraxia alivia sintomas da Chikungunya

FT_02 (1)

Em 2016 foram registrados mais de 260 mil casos prováveis de chikungunya em todo o país, de acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. A doença ataca principalmente as articulações e movimentos, e suas vítimas relatam dores que podem durar durante meses após o início da infeção. Existem, porém, medidas que podem auxiliar no controle da dor. É o que explica o médico quiropraxista Lucas Rech, do Centro de Quiropraxia Casa da Coluna.

O profissional aponta que as dores da chikungunya se fixam nas articulações porque é lá que o vírus se instala, levando à inflamação. “A intensidade dessas dores está relacionada à capacidade da pessoa de eliminar a inflamação, e isso depende da força muscular, do metabolismo muscular, da imunidade, da alimentação, da qualidade do sono, ou seja, da saúde em geral”, afirma Rech. Segundo ele, isso justifica o fato de que o índice de mortalidade da doença é 50% maior em pessoas com mais de 65 anos, que nesta idade já estão frágeis. “Alguns pacientes apresentam complicações, como artrite reumatóide, e acabam tendo de fazer tratamento, pois as dores geram rigidez, problemas articulares que pioram a saúde como um todo. Há quem fique de cama durante um ano, o que pode, infelizmente, ser letal”, lamenta.

A Quiropraxia é a especialidade da área de saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Rech afirma que em casos como a chikungunya é possível melhorar a mobilidade das articulações e o estímulo neurológico, além da quantidade de estímulo elétrico que o cérebro envia para as articulações e os músculos. “Isso acelera o processo de desinflamação, ou seja, melhora a mobilidade da pessoa, deixando-a mais ‘jovem’ fisicamente”, aponta. O especialista explica que é possível usar a Quiropraxia para prevenir o desgaste degenerativo. “É este desgaste que vai dificultar a eliminação do processo inflamatório, seja ele da chikungunya ou de qualquer outra inflamação que houver na articulação, como uma queda, por exemplo”, pondera.



NOTICIAS

30/11/2018 - Vida Itinerante: novidade e número expressivo de atendimentos em 2018

SAIBA +

23/11/2018 - Próxima ação do Advocacia Solidária será em Itaboraí

SAIBA +

08/11/2018 - CAARJ leva campanha Novembro Azul a Quatis

SAIBA +

01/11/2018 - Tema do Novembro Azul da CAARJ é Toque de Amigo

SAIBA +

26/10/2018 - Advocacia de São João de Meriti abraça pela terceira vez o Advocacia Solidária

SAIBA +

19/10/2018 - CAARJ e ABRAPAC promovem palestras sobre o Câncer de Mama

SAIBA +

10/10/2018 - CAARJ viabiliza mamografia a preços reduzidos durante o Outubro Rosa

SAIBA +

14/09/2018 - Projeto Prevenção Itinerante passa a oferecer Eletrocardiograma em suas ações

SAIBA +

06/09/2018 - Advogados do Rio de Janeiro contam com novo plano odontológico

SAIBA +

06/09/2018 - Advocacia Solidária promoverá mais um mutirão pela vida em Santa Cruz

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]