Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

INSTITUCIONAL | NOTÍCIAS

Parceria entre Caarj e Seap garante dignidade a criminalistas

Uma iniciativa pioneira no Rio, em resposta aos pedidos dos advogados criminalistas. A recém-inaugurada Cadeia Pública José Frederico Marques, localizada em Benfica, Zona Norte do Rio, conta com uma sala para que os advogados conversem com seus clientes presos, garantindo a eles melhores condições de trabalho. O benefício foi garantido a partir de uma parceria entre a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio (Caarj) e a Coordenadoria das Unidades Prisionais do Grande Rio, ligada à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.

“Através de uma parceria inédita realizamos, em tempo recorde, um desejo antigo dos advogados do estado do Rio, que é ter uma sala confortável de atendimento aos clientes detidos em unidade prisional, inclusive para contato humanizado e restrito. Pelo menos na nova porta de entrada do sistema, em Benfica, esse sonho já é realidade”, comemorou o presidente da Caixa, Marcello Oliveira.

O espaço conta com uma sala principal — com a separação de cliente e advogado por vidro blindado e conversa por interfone — e um recinto específico para atendimento reservado dos presos. Até então, o acesso a este tipo de instalação era garantido somente a defensores públicos. A Caarj custeou todo o material usado na sala, além de equipamentos como ar condicionado, computadores e impressora. A mão de obra ficou a cargo da Seap. Oliveira ressaltou o trabalho do coordenador Rafael Ouvina, na implantação do ambiente, e frisou que a parceria entre a entidade e a Seap melhorou as condições dos criminalistas e dos detentos. “É impressionante o trabalho de Ouvina, que em três meses conseguiu recuperar a unidade”, complementou.

NOVA UNIDADE

A Cadeia Pública José Frederico Marques começou a funcionar no início de fevereiro, no prédio onde antes ficava o Batalhão Especial Prisional (BEP), da Polícia Militar, em Benfica. Ela tem capacidade para receber até 512 presos.

A nova unidade, que opera como porta de entrada no sistema de presos provisórios, recebeu o nome de uma unidade que já existe no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu. A cadeia de Benfica se junta à de Água Santa, na Zona Norte, como porta de entrada no sistema prisional, onde também há presos provisórios abrigados. Água Santa segue como porta de entrada também para presos federais.

Este slideshow necessita de JavaScript.



NOTÍCIAS

24/07/2018 - Balanço da atual gestão da CAARJ é pauta no 4º Encontro dos Delegados

SAIBA +

20/06/2018 - Evento com o tema Ensino Jurídico e Democracia é realizado na CAARJ

SAIBA +

18/06/2018 - CAARJ participa da entrega de carteiras na OAB Madureira/Jacarepaguá

SAIBA +

18/06/2018 - Já são 15 as advogadas participantes do Projeto AMAR na OAB Méier

SAIBA +

11/06/2018 - Evento aponta desafios à participação da mulher na advocacia

SAIBA +

06/06/2018 - CAARJ promove evento Ensino Jurídico e Democracia

SAIBA +

11/05/2018 - Marcello Oliveira participa de encontro nacional dos presidentes de Caixas de Assistência

SAIBA +

08/03/2018 - Mês da Mulher conta com programação especial

SAIBA +

08/03/2018 - 8 de Março, da Publicidade à Reflexão Crítica

SAIBA +

02/02/2018 - Voe Legal é o meio de a advocacia viajar mais barato

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]