Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

38 famílias participam no Curso de Casais Grávidos da Caarj

Em um sábado de informação, dicas e trocas de experiência, o curso Casais Grávidos da Caarj chegou à sua quinta edição recebendo 38 famílias, que buscaram se preparar para a chegada de um novo bebê. Sob responsabilidade do Eixo Social da Caarj, o curso de gestantes é complementar ao pré-natal, e é uma forma de resgatar a autoconfiança tanto da mãe quanto do pai, que revelaram dúvidas sobre alimentação, o medo do parto e pós-parto, o que levar para a maternidade e outros temas abordados.

Docente do departamento de Pediatria da UFRJ e especialista em Amamentação pelo International Board Lactation Consulant Examiners e à frente do curso desde a primeira edição, o médico Marcus Renato de Carvalho preparou este ano uma cartilha sobre amamentação com dicas sobre o assunto. “Em cada edição, nos aperfeiçoamos mais com a troca de ideias que temos com os casais e tornamos o curso mais eficiente e objetivo. Esse formato de concentrar as aulas em um sábado tem atraído mais casais, não é à toa que hoje estamos com 38 casais assistindo o curso. Conseguimos reunir temas imprescindíveis para os pais que é a amamentação, o parto, a volta ao trabalho, nutrição, os primeiros cuidados com o bebê, a importância do não sedentarismo durante a gestação”, ponderou. Além dos pontos citados pelo médico, neste ano o curso trouxe como novidade as oficinas de shantala e de como preparar a mala para a maternidade. “São dois tópicos novos bem práticos que os pais gostam de ouvir, já que é uma ajuda prática e bem objetiva”, finalizou o especialista.

O curso recebeu elogios por parte dos participantes. Foi o caso de Kamila Gama Pereira, que espera a chegada de Arthur. “Eu ache super positivo, muito bom. Nos ajuda a ter uma perspectiva, uma previsão de como lidar melhor com a maternidade e o pós parto. Muito interessante”, frisou.