Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

VIDA | NOTÍCIAS

Atenção ao uso do computador

Dores na região lateral do cotovelo, com perda de força no braço e rigidez local podem ser sintomas de uma doença que é a cara do século XXI. A Epicondilite lateral, ou “cotovelo de tenista”, é uma lesão que acomete principalmente pessoas que fazem uso excessivo e contínuo do computador, inflamando o cotovelo.

Outras práticas também podem levar à Epicondilite lateral, tais como atividades que realizem movimentos repetitivos do punho e dedos para cima, como a musculação; o uso de chave de fendas e esportes braçais. No Brasil são registrados cerca de 150 mil casos da doença por ano. “Atividades corriqueiras, como ficar no computador por muitas horas ou praticar exercícios de ginástica e musculação de forma errada, podem propiciar o surgimento do cotovelo de tenista. A doença é mais comum em pessoas acima dos 40 anos”, afirma Ana Gil, pós-graduada em Anatomia Humana e Biomecânica e autora do livro “Core & Training: Pilates, Plataforma Vibratória e Treinamento Funcional”.
Ela explica que os sintomas da Epicondilite são facilmente identificados. “Geralmente começa com uma dor na região lateral do cotovelo, que se estende até as costas das mãos, principalmente ao tentar carregar algum objeto. Fraqueza, sensibilidade e rigidez na região também ocorrem com frequência”, afirma.

Segundo Ana Gil, o diagnóstico pode ser feito por um ortopedista, clinico geral ou reumatologista “Na fisioterapia, tratamos a Epicondilite através de exercícios específicos para a área. Não tratamos apenas a inflamação, mas sim o membro superior como um todo. Além disso, é muito comum ver pessoas com epicondilite com complicações na cervical, então, precisamos corrigir a postura e reequilibrar músculos e articulações de todo o seguimento envolvido”, completa.

Segundo Gil, há formas de evitar a Epicondilite lateral no dia dia, como o melhoramento da postura na hora de uso dos computadores; apoio para o antebraço na mesa do escritório; uso de apoio para teclados e mouses e alongamento durante o dia. Todas as formas de prevenção também são usadas no tratamento da doença, que na maioria das vezes é auxiliado com a Reeducação Postural Global (RPG). “Para isso, a RPG pode ser uma grande aliada. Preventivamente, preparamos a musculatura, evitando a ocorrência e recidivas, principalmente em clientes que realizam atividades que propiciam o surgimento desta patologia, como as que utilizam muitas horas o computador” acrescenta.



NOTICIAS

27/04/2018 - CAARJ fecha parceria com clínicas med10 em Barra do Piraí e Angra dos Reis

SAIBA +

06/04/2018 - CAARJ em blitz pela saúde e bem-estar da advocacia

SAIBA +

05/04/2018 - Blitz Saúde CAARJ abraça a advocacia no Mês da Saúde

SAIBA +

21/02/2018 - Campanha ‘Paletó no Verão, Não!’ agora mira no TRT

SAIBA +

20/02/2018 - Após imunizar 4.500 advogados, CAARJ segue com campanha de vacinação contra a Febre Amarela

SAIBA +

26/01/2018 - CAARJ realiza campanha pela dispensa do terno e da gravata durante o verão

SAIBA +

25/01/2018 - CAARJ med10 aplica 237 doses da vacina da Febre Amarela em apenas um dia

SAIBA +

07/12/2017 - Dezembro Vermelho alerta para a epidemia de HIV no país

SAIBA +

29/11/2017 - Atentar aos sinais do corpo pode ajudar no combate a doenças

SAIBA +

06/11/2017 - Novembro Azul da Caarj mira na saúde masculina

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]