Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURA & LAZER | NOTÍCIAS

Exposição Faces da Justiça chega à Baixada Fluminense

Depois de uma bem sucedida temporada no mezanino do Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro – Cine Odeon, em abril, a exposição Faces da Justiça chega à Baixada Fluminense. Realizada pela Caixa de Assistência dos Advogados do Rio (Caarj), em parceria com o fotógrafo Alexandre Torreão, o Movimento da Mulher Advogada e a OABPrev, a mostra está em cartaz na sede da OAB/São João de Meriti e traz a realidade de dez mulheres advogadas, com o objetivo de ilustrar e trazer transparência aos desafios que estas mulheres enfrentam no seu dia a dia.

O de uma delas, em especial, foi traduzido de forma literal: a exposição traz a transposição sensorial da fotografia da advogada Deborah Prates, que é cega. A obra, de autoria do artista plástico Marcos Lanzieiro, permite que deficientes visuais percebam, através do tato, os contornos dos traços que formam a imagem retratada na fotografia. Além de Deborah, foram fotografadas ainda a advogada Elaine Vieira, que mora em Meriti e falou sobre o desafio de ser pai e mãe ao mesmo tempo, após a morte do marido, e a advogada Maria Eduarda Aguiar, primeira mulher trans a ter seu nome social na carteira da Ordem.

Também fazem parte da exposição a presidente da OAB/São João de Meriti, Julia Vera; a delegada Caarj na subseção, Márcia Menezes e a advogada Iara Sales, além da advogada e escritora Daniela Martins, a advogada tributarista Maria Eduarda Rohr, a criminalista Michelle Aguiar e a advogada do ramo empresarial Fabiana Reis.  A exposição pode ser visitada até o dia 31 de agosto, das 9h30 às 17h30. A entrada é franca.