Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

SAÚDE | NOTÍCIAS

HPV: vírus silencioso e perigoso

O Human Papillomavirus (HPV) é um vírus que pode causar infecções e outros males que atingem principalmente as áreas genitais de homens e mulheres. Como se apresenta na forma de mais de 200 subtipos, alguns inofensivos e outros que podem levar ao câncer do colo no útero, este é o tipo de vírus que demanda atenção aos sintomas e cuidados na prevenção.

De maneira geral, os principais meios de evitar o HPV são o uso de preservativo e a vacina, mas é fundamental a rotina de exames que possam detectar alguma alteração no organismo. O Papanicolau (mais conhecido como exame preventivo) deve ser realizado rotineiramente nas mulheres a partir dos 25 anos de idade.  O mesmo procedimento vale para o gênero masculino.

De difícil cura, o HPV se manifesta através de verrugas que surgem após contato físico com um indivíduo infectado. Apesar da dificuldade de eliminação do vírus do organismo, é necessário o tratamento adequado para evitar o desenvolvimento de câncer. No homem o HPV é semelhante ao na mulher, no entanto é muito comum não apresentar sintoma, apesar do vírus estar presente na pele do órgão genital e poder ser transmitido para outros através do contato íntimo. Fique atento, visite regularmente seu médico e previna-se de doenças.