Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURAL | NOTÍCIAS

Game Designer é um dos primeiros inscritos no Censo Cultural

Mal foi lançado, o Censo Cultural da Caarj já começa a mostrar talentos pouco conhecidos. Foi assim com o civilista João Renato Paulon, um dos primeiros inscritos na iniciativa do Eixo Cultural. Na mesa de seu escritório, no Centro do Rio, ele apresenta, orgulhoso, seu jogo Geopolitics Boardgame. Com peças coloridas, cartas e um tabuleiro com o desenho do mapa mundial, a criação do advogado aborda questões sérias e reais da atualidade. “É um jogo de disputa geopolítica, onde a Ordem Mundial recém-saída da Guerra Fria e da bipolaridade, passa a apresentar um cenário de unimultipolaridade, em que uma única superpotência interage com potências regionais significativas (que tendem a se opor à potência principal) ”, resume.

 

Interessado por geopolítica desde os sete anos de idade, Paulon tinha pouco conhecimento do universo dos jogos de tabuleiro. Há cerca de três anos e meio, porém, se interessou pela plataforma e buscou jogos mais complexos e que tivessem a mecânica adaptável ao tema da geopolítica. Aos 16 anos criou seu primeiro jogo, mais voltado para o estilo Guerra Naval. “Era bem ruim, mas até hoje tenho as peças de cerâmica que fiz sozinho. Quando comecei nos jogos de tabuleiro mais modernos fui assimilando regras e fui adaptando ao meu jogo”, aponta. Apaixonado pelo mundo dos games, ele frequenta grandes eventos voltados para o assunto e até já reuniu amigos no escritório para jogar.

 

Satisfeito com seu projeto, Paulon afirma: “A tarefa criativa de criação do projeto é muito envolvente. É gostoso pensar cada dia em um detalhe e fazer uma anotação”. Ao saber da iniciativa da Caixa de Assistência do Rio, de abrir espaço para os mais diferentes talentos culturais da advocacia, ele correu para se inscrever. “Achei interessante a Caarj abrir este espaço. Tenho acompanhado de perto e visto que a Caixa tem estado presente em nosso dia a dia. Os eixos Cultural e Bem-Estar têm sido um bom retorno para os advogados, a meu ver”, pondera.

 

O projeto do civilista ainda não saiu no mercado, mas ele garante que esta é a intenção. “Já tive professores interessados no meu jogo, mas ainda estou ajustando alguns detalhes”, frisa.  E você, tem algum talento? Preencha a ficha cadastral https://goo.gl/1LPZ6Q e participe do Censo. Os dados serão coletados até o mês de março de 2018. Podem participar advogados que atuem em áreas como artes cênicas, artes visuais, artes plásticas, literatura, música, artesanato e outras atividades de natureza artística. Será preciso anexar ao cadastro a cópia da OAB, um texto de apresentação do trabalho, o portfólio do artista e uma amostra do trabalho, que pode ser em arquivo de áudio, vídeo ou de imagem. Em caso de dúvidas, encaminhe um e-mail para cultural.caarj@caarj.org.br.



NOTÍCIAS

11/10/2018 - Vem aí o terceiro Encontro de Corais CAARJ

SAIBA +

11/10/2018 - Odeon abre espaço para os geniais Gaga e Bergman

SAIBA +

09/10/2018 - Aproveite com a criançada os descontos em peças teatrais

SAIBA +

05/10/2018 - Arquirrival do Homem-Aranha rouba a cena no Odeon

SAIBA +

03/10/2018 - Estreias nacional e internacional nas telas do Cine Odeon

SAIBA +

02/10/2018 - Confira os espetáculos com desconto em outubro

SAIBA +

27/09/2018 - CAARJ leva reflexão sobre Direitos Humanos a Volta Redonda e Rio Bonito

SAIBA +

25/09/2018 - Palestra de Guilherme Miziara reúne cerca de 200 advogados em Nilópolis

SAIBA +

20/09/2018 - Odeon oferece ficção, suspense e terror aos amantes da sétima arte

SAIBA +

19/09/2018 - Teatro Clara Nunes é o novo parceiro da CAARJ

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]