Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURAL | NOTÍCIAS

Cineclube Direito em Movimento realiza sessões itinerantes

O projeto Cineclube Direito em Movimento realizou três ações itinerantes, no mês de outubro. A iniciativa, que realizou a exibição do documentário “Mexeu com uma, mexeu com todas”, passou pelas subseções de Araruama, Bangu e Petrópolis com o propósito de defender a importância do papel da mulher na sociedade.

Na Região dos Lagos, no dia 26, a advogada e membro do Conselho da 28ª Subseção Ray Santos Silva mediou a mesa, ao lado das advogadas Bruna Paola e Letícia Delmindo Rangel, membro da Comissão de Combate às Drogas. Na ocasião estiveram presentes a presidente da subseção, Rosana Jardim, e a diretora do Eixo Cultural da Caarj, Ana Carolina Lima, que saudou as colegas antes da apresentação do filme. Jardim também compôs a mesa e frisou a necessidade de ações como esta. “É muito importante reforçar a conscientização da Lei Maria da Penha, expor todos seus trâmites e o desenvolvimento de medidas protetivas para a mulher”, pontuou. Ana Carolina complementou: “O principal objetivo desse projeto é promover debates acerca dessas questões, através da exibição de filmes que abordem essa temática”.

No dia 27 foi a vez da OAB/Bangu transformar seu auditório em uma sala de cinema. Com direito a pipoca e refrigerante, a advocacia da Zona oeste encerrou a sua campanha Outubro Rosa exibindo histórias de mulheres que sofreram em relacionamentos abusivos ou passaram por situações delicadas. Emocionada, a presidente da Comissão da OAB Mulher de Bangu, Melissa Madalena, esclareceu o assunto do filme antes de sua exibição. “É um filme que surpreende e emociona. Tive boas recomendações, mas deixei para assistir junto com todas hoje. Somos mulheres e sabemos que o documentário retrata a realidade e mostra como é importante a mulher ser valorizada e existir uma Lei que a proteja. A mulher precisa ser tratada com respeito em um momento como esse, daí a importância de uma delegacia específica”, desabafou. O presidente da OAB/Bangu, Ronaldo Barros, fez questão de assistir: “É bem forte, vale a pena assistir”. Secretária-geral da Caarj, Naide Marinho também participou da sessão. “O nome do documentário diz o que realmente causa, ele mexe realmente com quem o assiste. Ele mostra na carne o sofrimento da mulher em relação à violência, mas apesar disso ele empodera. É onde está a beleza dessa montagem”, considerou.

Para fechar com chave de ouro a maratona do Cineclube, a advocacia petropolitana compareceu ao Cine Bauhaus, que em parceria com a subseção abriu suas cortinas para exibição do filme no dia 30. Ana Carolina Lima mediou o debate junto com a tesoureira da subseção e presidente da OAB Mulher, Priscila Braga, e a coordenadora do Cram Petrópolis, Cleo Demarco. “Abrimos este momento não somente para as advogadas, mas para o público feminino da cidade. Aqui temos uma preocupação muito grande em tentar ajudar a comunidade, principalmente no que diz respeito ao papel da mulher na sociedade”, explicou Priscila.

Este slideshow necessita de JavaScript.



NOTÍCIAS

11/01/2019 - Theatro Net Rio leva advocacia a momentos nostálgicos

SAIBA +

10/01/2019 - Theatro Bangu Shopping oferece desconto e alegria para advocacia

SAIBA +

10/01/2019 - Emoção e diversão “quebrando” o Odeon

SAIBA +

08/01/2019 - Confira os espetáculos com desconto em janeiro

SAIBA +

19/12/2018 - Revolução Francesa e super-herói na telona do Odeon

SAIBA +

18/12/2018 - Confira o recesso de fim de ano dos Teatros conveniados

SAIBA +

18/12/2018 - Um baita incentivo para os Corais de Advogados CAARJ

SAIBA +

14/12/2018 - Aposta da DC estreia no Odeon

SAIBA +

12/12/2018 - Inscreva-se no Festival de Talentos do Teatro Ziembinsky

SAIBA +

07/12/2018 - Literatura crítica e poética compõem revista lançada pela CAARJ

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]