Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURAL | NOTÍCIAS

CAARJ sedia lançamento da Frente Estadual de Juristas Negras e Negros

Em semana marcada por atividades pelo Dia da Consciência Negra, o plenário da CAARJ recebeu, na sexta-feira (17/11), o lançamento da Frente Estadual de Juristas Negras e Negros (Fejunn), que contou com a presença da diretoria da Caixa de Assistência, do presidente do Sindicato dos Advogados, Álvaro Quintão, além de diversos juristas.

Diretora do eixo Cultural da CAARJ e uma das idealizadoras do projeto, Ana Carolina Lima recepcionou os presentes, que assistiram à apresentação do espetáculo “Luiz Gama, uma voz pela liberdade” e ouviram a canção “Tributo a Martin Luther King”, de Wilson Simonal e Ronaldo Bôscoli, na voz (à capela) do ex-integrante da banda Cidade Negra, o cantor e compositor Paulo Da Ghama. Emocionados, todos os presentes cantaram também.

Visivelmente tocada diante do plenário repleto de pessoas interessadas na causa, Ana Carolina explicou o fundamento da iniciativa. “É tempo de desafiar o impossível, de optarmos pelo cuidado e pela força da delicadeza, de desenvolvermos formas mais atraentes e sedutoras de transmitir a nossa urgência. De enfrentar o racismo que ainda marca de forma indelével a trajetória de muitas crianças, jovens e adultos negros.”, disse em discurso.

Na cerimônia participaram da mesa Marcelo Dias, membro da Comissão de Reparação, a advogada Aiani, as integrantes da Fejunn Patrícia Romana e Ana Carolina Lima e o presidente da Caarj, Marcello Oliveira. “Temos que nos reunir em nossos espaços, fortalecer nosso discurso para ir a campo e deixar claro que buscamos a igualdade. Essa busca é constante e a criação da Fejunn é fundamental neste sentido. Tenho visto certa resistência das instituições quanto ao surgimento de movimentos espontâneos, quando na verdade deveriam reconhecer que há pautas a serem resolvidas. Está florescendo um movimento que terá frutos e resultará em trabalhos importantes, que a CAARJ apoiará sempre que possível”, garantiu Marcello Oliveira.

Estiveram presentes também o Coletivo Justiça Negra Luiz Gama, o Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro, a Frente Brasil de Juristas pela Democracia, o Movimento da Mulher Advogada, o Advogados pela Legalidade Democrática, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, a vereadora Marielle Franco, o deputado federal Wadih Damous, Marcus Vinicius (secretário-geral da OAB RJ), Margarida Pressburger (ex membro do Alto Comissariado da ONU e ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB RJ), Rodrigo Mondego (advogado e ativista de Direitos Humanos),entre outras pessoas e organizações que contribuem positivamente no combate à discriminação e promovem a igualdade racial.



NOTÍCIAS

18/10/2018 - Portas do Odeon se abrem e aumentam o poder da visão da história do Planet Hemp

SAIBA +

11/10/2018 - Vem aí o terceiro Encontro de Corais CAARJ

SAIBA +

11/10/2018 - Odeon abre espaço para os geniais Gaga e Bergman

SAIBA +

09/10/2018 - Aproveite com a criançada os descontos em peças teatrais

SAIBA +

05/10/2018 - Arquirrival do Homem-Aranha rouba a cena no Odeon

SAIBA +

03/10/2018 - Estreias nacional e internacional nas telas do Cine Odeon

SAIBA +

02/10/2018 - Confira os espetáculos com desconto em outubro

SAIBA +

27/09/2018 - CAARJ leva reflexão sobre Direitos Humanos a Volta Redonda e Rio Bonito

SAIBA +

25/09/2018 - Palestra de Guilherme Miziara reúne cerca de 200 advogados em Nilópolis

SAIBA +

20/09/2018 - Odeon oferece ficção, suspense e terror aos amantes da sétima arte

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]