Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURAL | NOTÍCIAS

CAARJ sedia lançamento da Frente Estadual de Juristas Negras e Negros

Em semana marcada por atividades pelo Dia da Consciência Negra, o plenário da CAARJ recebeu, na sexta-feira (17/11), o lançamento da Frente Estadual de Juristas Negras e Negros (Fejunn), que contou com a presença da diretoria da Caixa de Assistência, do presidente do Sindicato dos Advogados, Álvaro Quintão, além de diversos juristas.

Diretora do eixo Cultural da CAARJ e uma das idealizadoras do projeto, Ana Carolina Lima recepcionou os presentes, que assistiram à apresentação do espetáculo “Luiz Gama, uma voz pela liberdade” e ouviram a canção “Tributo a Martin Luther King”, de Wilson Simonal e Ronaldo Bôscoli, na voz (à capela) do ex-integrante da banda Cidade Negra, o cantor e compositor Paulo Da Ghama. Emocionados, todos os presentes cantaram também.

Visivelmente tocada diante do plenário repleto de pessoas interessadas na causa, Ana Carolina explicou o fundamento da iniciativa. “É tempo de desafiar o impossível, de optarmos pelo cuidado e pela força da delicadeza, de desenvolvermos formas mais atraentes e sedutoras de transmitir a nossa urgência. De enfrentar o racismo que ainda marca de forma indelével a trajetória de muitas crianças, jovens e adultos negros.”, disse em discurso.

Na cerimônia participaram da mesa Marcelo Dias, membro da Comissão de Reparação, a advogada Aiani, as integrantes da Fejunn Patrícia Romana e Ana Carolina Lima e o presidente da Caarj, Marcello Oliveira. “Temos que nos reunir em nossos espaços, fortalecer nosso discurso para ir a campo e deixar claro que buscamos a igualdade. Essa busca é constante e a criação da Fejunn é fundamental neste sentido. Tenho visto certa resistência das instituições quanto ao surgimento de movimentos espontâneos, quando na verdade deveriam reconhecer que há pautas a serem resolvidas. Está florescendo um movimento que terá frutos e resultará em trabalhos importantes, que a CAARJ apoiará sempre que possível”, garantiu Marcello Oliveira.

Estiveram presentes também o Coletivo Justiça Negra Luiz Gama, o Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro, a Frente Brasil de Juristas pela Democracia, o Movimento da Mulher Advogada, o Advogados pela Legalidade Democrática, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, a vereadora Marielle Franco, o deputado federal Wadih Damous, Marcus Vinicius (secretário-geral da OAB RJ), Margarida Pressburger (ex membro do Alto Comissariado da ONU e ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB RJ), Rodrigo Mondego (advogado e ativista de Direitos Humanos),entre outras pessoas e organizações que contribuem positivamente no combate à discriminação e promovem a igualdade racial.



NOTÍCIAS

03/07/2018 - Sala Baden Powell promove festival de Bossa Nova

SAIBA +

22/06/2018 - Cineclube Direito em Movimento exibe a pré-estreia de Auto de Resistência

SAIBA +

12/06/2018 - Advogado paga meia no Festival Varilux de Cinema 2018

SAIBA +

11/06/2018 - Passeio histórico pelo Centro do Rio encanta os participantes da Caravana Sociocultural

SAIBA +

04/06/2018 - Confira os espetáculos com desconto em junho

SAIBA +

25/05/2018 - Coral de Madureira/Jacarepaguá completa quatro anos

SAIBA +

17/05/2018 - Assistir a Deadpool 2 no Cine Odeon é uma boa do final de semana

SAIBA +

16/05/2018 - Caravana Sociocultural leva advocacia para a estreia de peça sobre Luiz Gama

SAIBA +

09/05/2018 - Exposição Faces da Justiça chega à OAB Madureira/Jacarepaguá

SAIBA +

09/05/2018 - Coral da Leopoldina é presenteado com teclado pelo CAARJ Cultural

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]