Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURAL | NOTÍCIAS

CAARJ divulga em blocos de Carnaval campanha pelos direitos das mulheres

Data Venia é uma expressão latina que significa “com a devida licença”. O termo, muito utilizado pela advocacia, está no nome de um bloco carnavalesco que pelo segundo ano consecutivo agitou as ruas do centro de Niterói, na sexta-feira (02/02). Já na concentração do “Data Venia, Doutor”, ao lado do fórum, os foliões, principalmente as mulheres, cantaram com entusiasmo a marchinha ‘Tenha Respeito’. A composição da advogada Carla Viola, que ganhou o concurso da CAARJ, “Não Brinque Com Os Meus Direitos”, chama atenção para o assédio durante a folia e balança a bandeira do respeito às mulheres. Na oportunidade, foram distribuídas ventarolas da campanha, que trazem no verso, leis que amparam as mulheres.

Um dos fundadores e presidente do grupo, o advogado José Carlos Araújo estava orgulhoso com a quantidade de foliões presentes. “Existem blocos de outras profissões na cidade e criamos o Data Venia como uma maneira de dar voz ao advogado, colocando-o na arte popular. Nosso bloco não é apenas carnavalesco, ele é cultural. Estamos unindo a classe através da alegria e da cultura”, disse. Este ano o conjunto homenageou personalidades jurídicas, como o presidente da OAB Niterói, Antônio José Barbosa, e a Justiça do Trabalho. “A letra do nosso samba faz menção a entidades que estão ligadas à advocacia e ao Direito, como a CAARJ e a OAB, que são parceiras do bloco”, frisou Araújo.

Já a presidente da Comissão de Acesso ao Poder Judiciário de Niterói, Ana Gama, afirma que não é adepta da folia. Ela, no entanto, fez questão de resgatar os cílios postiços (que estavam há dois anos guardados no armário) para prestigiar o evento ao lado dos colegas. “Vejo essa manifestação como mais um vetor de confraternização entre os advogados, a oportunidade de se conhecerem em um ambiente mais informal. Apesar de não gostar do tumulto, sei que o Carnaval traz essa ideia de felicidade, que é importante neste momento difícil que o país tem passado. Pelo menos durante algumas horas podemos conversar e trocar ideias”, analisa.

Na ocasião, representaram a CAARJ o presidente, Marcello Oliveira; o tesoureiro, Renan Aguiar; e a diretora do Eixo Bem-Estar, Tânia Albuquerque. Advogados de todo o Estado também prestigiaram o encontro momesco. E seguindo a semana neste clima de folia, a CAARJ Cultural convida para o baile de carnaval, na quarta-feira (07/02), a partir das 18h30, no Sarau Rio, na Lapa. E durante os dias de festa, a Caixa de Assistência segue os blocos parceiros para divulgar sua campanha “Não Brinque Com Os Meus Direitos”. Confira abaixo:

Sexta-feira (09/02)
Embaixadores da Folia
Local: Buraco do Lume – Centro/RJ
Concentração: 19h

Sábado (10/02)
Escangalha
Local: Rua Jardim Botânico, esquina com Rua Pacheco Leão – Jardim Botânico/RJ
Concentração: 8h

Segunda-feira (12/02)
Dinossauros Nacionais
Local: Largo de são Francisco de Paula – Centro/RJ
Concentração: 12h



NOTÍCIAS

11/10/2018 - Vem aí o terceiro Encontro de Corais CAARJ

SAIBA +

11/10/2018 - Odeon abre espaço para os geniais Gaga e Bergman

SAIBA +

09/10/2018 - Aproveite com a criançada os descontos em peças teatrais

SAIBA +

05/10/2018 - Arquirrival do Homem-Aranha rouba a cena no Odeon

SAIBA +

03/10/2018 - Estreias nacional e internacional nas telas do Cine Odeon

SAIBA +

02/10/2018 - Confira os espetáculos com desconto em outubro

SAIBA +

27/09/2018 - CAARJ leva reflexão sobre Direitos Humanos a Volta Redonda e Rio Bonito

SAIBA +

25/09/2018 - Palestra de Guilherme Miziara reúne cerca de 200 advogados em Nilópolis

SAIBA +

20/09/2018 - Odeon oferece ficção, suspense e terror aos amantes da sétima arte

SAIBA +

19/09/2018 - Teatro Clara Nunes é o novo parceiro da CAARJ

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]