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8 de Março, da Publicidade à Reflexão Crítica

Já há muito o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, foi incorporado ao calendário publicitário e às efemérides corporativas. A crescente presença da mão de obra feminina e o incremento do seu papel em todas as esferas acabaram por transformar a data em um marco do reconhecimento da importância da mulher para a sociedade.

Em paralelo ao aumento da visibilidade das “comemorações”, o evento recebeu um tratamento edulcorante por significativos veículos de comunicação social. Percebemos o esvanecimento de seu conteúdo crítico, essencial para a reflexão sobre os complexos problemas para a libertação das mulheres e o empoderamento feminino.

Recentes pesquisas demonstram que os índices de violência contra as mulheres não recuam. Somente nos primeiros 50 dias de 2018, 20 mulheres no Estado da Paraíba foram assassinadas. Apesar do arcabouço jurídico firmado e os mecanismos de defesa das mulheres no campo policial e social, o feminicídio ainda é uma triste realidade.

A desigualdade de salários e oportunidades entre homens e mulheres não sofreu redução significativa. Na advocacia, inclusive, o quadro foi agravado pela crise econômica e pelas recentes alterações na legislação trabalhista. Nas últimas homologações realizadas no Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro, 60% foram de advogadas.

O recrudescimento da fome e da pobreza também atinge diretamente as mulheres, que hoje chefiam 40% dos lares brasileiros. Com renda significativamente menor do que os homens, diferença que chega a 28% em alguns estados da federação, as mulheres têm maior dificuldade para garantir o sustento das famílias em tempo de crise. Quadro que se agrava entre as mulheres negras que ainda percebem menor renda se comparadas às brancas.

Este é o debate que deve pautar o Dia Internacional da Mulher em lugar da exaltação ufanista ou da oferta de brindes e de descontos que recheiam os espaços editoriais e publicitários neste período.

Por Naide Marinho
secretária-geral da CAARJ e membro do Movimento da Mulher Advogada (MMA)



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