Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURA & LAZER | NOTÍCIAS

Mostra ‘Faces da Justiça’ chega à OAB/Pavuna

Desde a sua origem, em abril de 2017 no mezanino do Cine Odeon, no centro do Rio, a exposição “Faces da Justiça” já percorreu a Baixada Fluminense, a Região dos Lagos e o interior do Estado. E desde 13/03, está na sede da OAB Pavuna, quarta subseção a abrir suas portas para a mostra, que ilustra e traz transparência aos desafios que mulheres advogadas enfrentam no cotidiano.

A presidente da 60ª subseção, Fátima Lira, é uma das representantes da classe retratadas na montagem. “Há 15 anos no Direito, sinto-me privilegiada por nunca ter sofrido algum assédio. Porque, lamentavelmente, recebo muitos relatos de casos, por parte de colegas. É preciso que todos entendam que na nossa incessante busca por Justiça, não importa se você é homem ou mulher ”, defende.

O mérito pelas belas imagens é dividido pelas retratadas com o fotógrafo Alexandre Torreão. “Elas estão sempre sorrindo, mas alguns destes sorrisos demoraram um pouco a sair”, conta Torreão. “A fotografia tem um peso, ela revela uma beleza que pode passar despercebida ao vivo ou nas inúmeras selfies pelo celular. O espírito de nosso ensaio é diferente: o objetivo é transmitir o orgulho destas mulheres por suas trajetórias”.

Além das fotos, a exposição traz a transposição sensorial da fotografia da advogada Deborah Prates, que é deficiente visual. A obra, de autoria do artista plástico Marcos Lanzieiro, permite a percepção, através do tato, dos contornos dos traços que formam a imagem retratada na fotografia. “A mostra segue aberta à visitação de segunda a sexta-feira, de 9h30 às 18h.

Serviço
Exposição: “Faces da Justiça”
Local: OAB Pavuna (Rua Mercurio, 406 – Pavuna/RJ)
Horário: 9h30 às 18h, de segunda a sexta-feira.