Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURAL | NOTÍCIAS

Em seu terceiro ano, Cine Clube CAARJ vai às subseções debater o assédio

Na quarta-feira, 11/04, será a vez de São Gonçalo debater um assunto que envolve o Direito mas que tem mobilizado toda a sociedade. O documentário “Mexeu com uma, mexeu com Todas”, de Sandra Werneck, foi o escolhido pelo Eixo Cultural da CAARJ para a temporada do Cine Clube – Direito em Movimento Itinerante 2018. Em março, integrando a programação especial pelo Mês da Mulher, o filme foi exibido nas subseções de Volta Redonda, Rio das Ostras, Pavuna, Cambuci, Santo Antônio de Pádua, Três Rios e São João de Meriti.

Março parece ter ficado pequeno para tantos eventos e as exibições seguiram pelo mês de abril. Barra Mansa assistiu em 03/04 e já estão agendadas as seguintes datas: São Gonçalo (11/04) e Casimiro de Abreu (18/04) e Magé (25/04). E em maio, já está definida a exibição no Méier, Zona Norte do Rio, em 17/05.

Com debate acerca dos direitos das mulheres, o filme promove a conscientização de quem o assiste, como frisou a presidente da Comissão da OAB Mulher de Volta Redonda, Carolina Patitucci: “O filme nos traz a responsabilidade do dever e da luta. Retrata que muito foi feito, mas ainda há muito a fazer”, declarou na ocasião.

O documentário Mexeu com uma, Mexeu com Todas retrata o cotidiano de mulheres de diferentes classes sociais, raças e regiões, mas com algo em comum: o assédio sofrido em algum momento da vida. São depoimentos de vítimas e sobreviventes que colocam em pauta a discussão sobre o tema do abuso sexual. São casos como o da farmacêutica Maria da Penha – que empresta o nome à lei de 2006 que criminaliza a violência contra a mulher –, a nadadora Joana Maranhão, a ex-modelo Luíza Brunet, a escritora Clara Averbuck e outras mulheres que narram os episódios sofridos. Os casos abordam o fenômeno generalizado de culpabilização da vítima e da intimidação como forma de evitar denúncias contra os agressores.

A sessão de 11/04, que será realizada n​a Travessa Euzelina, n° 100, em Zé Garoto, São Gonçalo,​ às 18h, contará com o seguinte time de debatedoras: a diretora presidente da Comissão de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Elenice Baptista Única; a delegada de Polícia da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de São Gonçalo, Ana Carla Rodrigues; a secretária geral da CAARJ e membro do Movimento da Mulher Advogada, Naide Marinho; e, como mediadora, a diretora do Eixo Cultural da CAARJ e membro da Frente de Juristas Negras e Negros do Estado do Rio de Janeiro (FEJUNN-RJ), Ana Carolina Lima.

Lançado em 2015, o projeto Cine Clube – Direito em Movimento exibe produções voltadas para a prática do Direito ou que tragam temas de interesse da categoria e também da sociedade. “Os cineclubes tiveram uma importância muito grande durante a década de 1970, serviram de cenário de resistência diante da ditadura vigente. É muito importante este resgate”, afirmou na época a secretária geral da CAARJ, Naide Marinho.

Confira a programação:

OAB/ São Gonçalo
Dia: 11/04
Horário: 18h –
Local: Travessa Euzelina, n° 100 – Zé Garoto – São Gonçalo

OAB/ Casimiro de Abreu
Dia: 18/04
Horário: 18h
Local: R. Padre Anchieta, 300 – Centro – Casimiro de Abreu

OAB/Méier
Dia: 17/05
Horário: 18h
Local: Rua Manoela Barbosa nº 40 – Méier/RJ

Este slideshow necessita de JavaScript.



NOTÍCIAS

03/07/2018 - Sala Baden Powell promove festival de Bossa Nova

SAIBA +

22/06/2018 - Cineclube Direito em Movimento exibe a pré-estreia de Auto de Resistência

SAIBA +

12/06/2018 - Advogado paga meia no Festival Varilux de Cinema 2018

SAIBA +

11/06/2018 - Passeio histórico pelo Centro do Rio encanta os participantes da Caravana Sociocultural

SAIBA +

04/06/2018 - Confira os espetáculos com desconto em junho

SAIBA +

25/05/2018 - Coral de Madureira/Jacarepaguá completa quatro anos

SAIBA +

17/05/2018 - Assistir a Deadpool 2 no Cine Odeon é uma boa do final de semana

SAIBA +

16/05/2018 - Caravana Sociocultural leva advocacia para a estreia de peça sobre Luiz Gama

SAIBA +

09/05/2018 - Exposição Faces da Justiça chega à OAB Madureira/Jacarepaguá

SAIBA +

09/05/2018 - Coral da Leopoldina é presenteado com teclado pelo CAARJ Cultural

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]