Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURAL | NOTÍCIAS

Caravana Sociocultural leva advocacia para a estreia de peça sobre Luiz Gama

A última edição da Caravana Sociocultural da CAARJ, na sexta-feira (11/05), foi recheada de emoção e história. Em parceria com o espetáculo “Luiz Gama – Uma Voz Pela Liberdade”, o Eixo Cultural da Caixa de Assistência do Rio levou a advocacia para uma verdadeira aula de História e resgate de um herói que ainda não alcançou o reconhecimento merecido. O texto do também ator Déo Garcez transportou a plateia do Centro Cultural Justiça Federal ao período de 1830-1882.

Com direção de Ricardo Torres, a obra conta a história dramática do advogado negro e um dos maiores percussores na luta contra a escravidão. A advogada e fundadora da Associação Elas Existem, Caroline Bispo, foi uma das espectadoras mais emocionadas com a peça. “Me tocou porque a gente ainda vive em uma sociedade machista, racista e escravocrata. Então, estar o tempo todo falando sobre o assunto e poder lutar e levantar esta bandeira cada vez mais e, principalmente no mundo jurídico, é de extrema necessidade. Tenho muito a agradecer à CAARJ por este apoio”, disse.

Garcez interpreta o protagonista e consegue trazer a alma e a poesia de Gama ao palco, fazendo o público conhecer melhor este ícone da História do Brasil. Homem que, mesmo sem diploma, conseguiu libertar mais de 500 escravos, atuando como rábula após frequentar como ouvinte as aulas da Faculdade de Direito da USP. Autodidata, ele foi reconhecido como advogado pela OAB-SP somente em 2015, 133 anos após a sua morte, em 2015.

Além do reconhecimento no mundo jurídico, Gama recebeu o título de Patrono da Abolição da Escravidão e teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, em janeiro de 2018. O Livro de Aço fica localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, e contém nomes importantes da História brasileira, como Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e José Bonifácio de Andrada e Silva, Patriarca da Independência.

A diretora do Instituto de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros – IPEAFRO, Elisa Larkin, saiu da sala com um sorriso radiante. “Luiz Gama faz parte dos tantos negros protagonistas do nosso país, cujas histórias ficaram perdidas em uma versão histórica distorcida. Alternativas que esquecem e não valorizam os grandes vultos, os grandes heróis. Patriotas negros que construíram o Brasil e o mundo. Gama é um dos grandes exemplos e essa peça resgata essa memória”, comemorava.

Animada, a diretora do Eixo Cultural da CAARJ, Ana Carolina Lima, lembrava à advocacia que, ao acompanhar as redes sociais da Caixa de Assistência, podem concorrerem a um par de ingressos para esta e outras peças. “A próxima caravana será no dia 25/05, aqui no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), onde a montagem de Luiz Gama fica em cartaz até 03/06. Lembrando que nas parcerias do Eixo Cultural é concedido desconto para o advogado ou advogada, apresentando a carteirinha da OAB, e que este benefício é estendido ao acompanhante”, frisou Ana Carolina.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 



NOTÍCIAS

11/10/2018 - Vem aí o terceiro Encontro de Corais CAARJ

SAIBA +

11/10/2018 - Odeon abre espaço para os geniais Gaga e Bergman

SAIBA +

09/10/2018 - Aproveite com a criançada os descontos em peças teatrais

SAIBA +

05/10/2018 - Arquirrival do Homem-Aranha rouba a cena no Odeon

SAIBA +

03/10/2018 - Estreias nacional e internacional nas telas do Cine Odeon

SAIBA +

02/10/2018 - Confira os espetáculos com desconto em outubro

SAIBA +

27/09/2018 - CAARJ leva reflexão sobre Direitos Humanos a Volta Redonda e Rio Bonito

SAIBA +

25/09/2018 - Palestra de Guilherme Miziara reúne cerca de 200 advogados em Nilópolis

SAIBA +

20/09/2018 - Odeon oferece ficção, suspense e terror aos amantes da sétima arte

SAIBA +

19/09/2018 - Teatro Clara Nunes é o novo parceiro da CAARJ

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]