Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

CAARJ desenvolve ação na Semana de Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas

Em comemoração à Semana Mundial de Prevenção ao Abuso de Álcool e Outras Drogas, o Eixo Social da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (CAARJ) desenvolveu ações de conscientização sobre a necessidade de buscar informação, ajuda e tratamento. A campanha teve início na segunda-feira (25/06) e vai até esta sexta (29/06).

No primeiro dia, o Eixo Social divulgou o curso Dose de Apoio, na Tenda do Social, montada na portaria da, localizada na AV. Marechal Câmara, 210 – Castelo. “Além do Curso de Formação de Conselheiros em Dependência Química, prestamos apoio e orientação aos advogados que vivem de perto esse problema”, explicou Livia Schettino, assistente social da CAARJ.

Conscientização sobre os abusos do uso de drogas e informações e atendimento de saúde foram prestados pela Blitz Social Dose de Apoio, que a CAARJ realizou na terça-feira, 26/06, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas de São Gonçalo e a Subseção de São Gonçalo da OAB-RJ. A ação ocupou durante o dia inteiro a Praça Dr. Luiz Palmier (conhecida como Praça da Marisa) e marcou o Dia Internacional de Luta contra o Abuso de Álcool e Outras Drogas, reforçando a importância da prevenção e da conscientização sobre a necessidade de se buscar ajuda e tratamento.

O presidente da Subseção, Enzo da Silva, define o evento como um ato histórico. “A população enxergar que os advogados estão empenhados trabalhando em prol deles: isso é uma coisa nova e muito importante. É um bom trabalho que está sendo desenvolvido e a CAARJ está de parabéns”, frisou.

Luciano Gomes, secretário municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas de São Gonçalo, realiza constantemente atividades na região. “Trabalhamos informando a população a respeito dos males que causam o álcool, as drogas, o tabaco, porque a nossa população tem sofrido muito e não só a população em situação de rua, mas em muitos lares também”, disse o secretário.

O vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas, Wallace Arêas, participou da primeira edição do Curso de Formação de Conselheiros e retornou para se atualizar na terceira edição. “A população tem necessidade do despertar para a Dependência Química. Todos precisam entender que é uma doença e não um distúrbio de caráter do indivíduo”, frizou.

No evento, profissionais da Saúde ofereceram serviços como aferição de pressão e esclarecimento sobre a saúde dental. A população contou também com panfletagem e orientações da equipe da Lei Seca. A faculdade Universo prestou atendimento nutricional e fisioterapêutico com Auriculoterapia.

Dose de Apoio

O Dose de Apoio é um projeto que inclui a capacitação e formação de conselheiro em dependência química, desenvolvido em parceria entre a CAARJ, a Comissão de Políticas sobre Drogas da OAB-RJ e da seccional da OAB-RJ da Barra da Tijuca. O curso trabalha a prevenção ao alcoolismo e é direcionado a advogados, seus familiares e estagiários do Direito. Duas turmas do curso já foram realizadas, formando cerca de 100 conselheiros em Dependência Química.

Além disso, as subseções da OAB de São Gonçalo, Duque de Caxias, Mendes, Bangu e Leopoldina receberam, por meio de visitas técnicas, orientações para a sistematização do trabalho realizado pelas Comissões de Álcool e Drogas. Na terceira turma do curso, que se encontra em andamento, 94 alunos estão inscritos.

A advocacia da Leopoldina receberá a Blitz Social – Dose de Apoio nesta sexta, 29/06, no Fórum da região, das 10 às 16h. Ação será realizada em conjunto com o Eixo Vida da CAARJ, a Comissão de Políticas sobre Drogas da Subseção, o SEBRAE e o INSS, que prestarão orientação e atendimento aos advogados.