Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

CAARJ participa pelo quarto ano consecutivo do Agosto Dourado

A Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (CAARJ) integra desde 2014 o mapa mundial de instituições que apoiam as ações da World Breastfeeding Week by World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), a Aliança Mundial para Ação de Amamentação, que promove a conhecida campanha do Agosto Dourado, em um esforço associado pelo estímulo à amamentação. Além de ações de conscientização, a CAARJ arrecadará potes de vidro para armazenamento de leite humano.

Há 26 anos, entre os dias 1º e 7 de agosto, a WABA organiza ações em todo o mundo voltadas para a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Durante esta semana, a CAARJ promoverá ações de conscientização sobre a SMAM, com apoio dos técnicos do banco de leite do Hospital Fernandes Figueiras ofertando orientação sobre amamentação, acondicionamento e armazenamento de leite humano para doação.

Em um mundo com tantas desigualdades, crises e pobreza, a CAARJ acredita que a amamentação é a base para a boa saúde ao longo da vida para bebês e mães, criando ainda redes de apoio à advogada mãe. Por conta disso, durante todo o mês de agosto, a Tenda do Eixo Social ficará montada na portaria da instituição para arrecadar doações de potes de vidro, para que, assim como aconteceu em 2017, eles sejam destinados à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano – Rede BLH, representada pelo Instituto Fernandes Figueira – Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, localizado no Flamengo e centro de referência nacional.

Para este ano o slogan da Semana Mundial da Amamentação é: AMAMENTAÇÃO É A BASE DA VIDA. Ela previne a fome e todas as formas de desnutrição, e garante a segurança alimentar dos bebês, mesmo em tempos de crise. Sem ônus adicional no orçamento da família, a amamentação é ainda uma maneira de baixo custo de alimentação para os bebês, bem como contribui para a redução da pobreza. A nutrição, a segurança alimentar e a redução da pobreza são fundamentais para alcançarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.