Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

CAARJ realiza palestra sobre valorização da vida

Em mais uma ação do Setembro Amarelo, que tem como objetivo a prevenção do suicídio, a CAARJ, o Centro de Valorização da Vida (CVV), a Comissão de Políticas Sobre Drogas da OAB/Barra da Tijuca e a Comissão de Políticas Sobre Drogas da OAB-RJ se uniram para realizar a palestra “Valorização da Vida no Setembro Amarelo”, na última quarta-feira (19/09), no plenário da CAARJ, em uma aula aberta do Curso de Formação de Conselheiros em Dependência Química, do projeto Dose de Apoio.

A coordenadora do CVV, Maria das Graças Araújo, oferece apoio emocional em seu trabalho. “Desejamos que as pessoas falem mais sobre esse assunto como falam do câncer. Não podemos falar e usar como sensacionalismo. Devemos conversar com os filhos, amigos e familiares e observar os sinais que eles dão para prevenir o suicídio”, conta. Ela diz que muitas pessoas perguntam o motivo do amarelo. “Amarelo porque é a cor da vida, do nosso sol. É a cor da primavera, uma cor alegre. E o importante é viver. Viver é a melhor opção e sempre vamos valorizar a vida, pois só assim se previne o suicídio”, frisa Maria das Graças.

O Curso de Formação de Conselheiros em Dependência Química está em sua 3ª edição. Wanderley Rebello, presidente da Comissão de Políticas Sobre Drogas da OAB-RJ e da OAB/Barra da Tijuca, considera a palestra um complemento ao curso. “A gente se preocupa em saber qual a relação efetiva entre esses suicídios e o uso das drogas, já que primeiro vem a depressão e depois vem a dependência química e é aí onde entra a nossa parte, em como vamos aconselhar e conduzir o nosso atendimento para auxiliar essas pessoas da melhor forma possível”, explica.

Aluno do curso, Leandro Soares já viu de perto o sofrimento de dependentes químicos. “Pela experiência que eu tenho, já vi algumas pessoas que tentam se livrar das drogas, sentem um desconforto muito grande e ficam sem saber o que fazer. Muitas vezes tentam tirar a própria vida achando que essa é a melhor solução. A CAARJ e o CVV, vem trazendo esse estimulo pra uma vida saudável, capacitando profissionais que levem qualidade de vida para as pessoas”.