Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURA & LAZER | NOTÍCIAS

CAARJ leva reflexão sobre Direitos Humanos a Volta Redonda e Rio Bonito

O projeto Cine Clube – Direito em Movimento levou o filme “Auto de Resistência” às cidades de Volta Redonda (17/09), e Rio Bonito.

Em Volta Redonda, a advogada Roseane Marangon aprovou a iniciativa do Eixo Cultural pela socialização que promove entre os advogados. “Não precisamos estar juntos apenas quando estamos trabalhando”, comentou. Além disso, Marangon elogiou o tema do filme, que retrata o sofrimento de mães que perderam seus filhos covardemente. “O filme traz a dor da mãe que sabe o filho que criou. Pelo meu lado mulher me coloquei no lugar dessas mães”, complementou.

Recepcionados pela presidente da Comissão da OAB Mulher Volta Redonda, Carolina Patitucci, os advogados e advogadas presentes ficaram impactados com a realidade exposta no documentário. “A OAB Mulher Volta Redonda, junto com a Comissão de Direitos Humanos, abraçou esse filme pela luta das mães em relação aos assassinatos dos filhos e os direitos humanos feridos. É importante assistir ao filme e refletir”, disse.

Na tela, são exibidas as trajetórias de personagens que lidam com homicídios praticados pela polícia contra civis, no Rio de Janeiro, em casos conhecidos como “autos de resistência”. O documentário revela o tratamento dado pelo Estado aos casos, desde o momento em que um indivíduo é morto, passando pela investigação da polícia, até as fases de arquivamento ou julgamento por um Tribunal do Júri.

As exibições, que ainda percorrerão outros municípios, são fruto de parceria da CAARJ com a produção do filme, a cargo da Kinofilme Produções Artísticas, com a coprodução da ComDomínio, o patrocínio da Riofilme, FSA/Ancine e Canal Curta! e a distribuição da Arthouse.