Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURAL | NOTÍCIAS

Teatro Ziembinski tem programação especial no Mês da Consciência Negra

O Teatro Municipal Ziembinski, que sempre oferece para advogados e seus acompanhantes desconto de 50%, recebe o evento “ZimbAFRO ComVIDA”. Em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Dança e Cultura Afro-Brasileira da UFRJ, a programação (gratuita!) se estende de 23 a 25 de novembro e inclui performances artísticas, oficinas de dança, mesa de exposição e debate de trabalhos de pesquisas, aspectos identitários, socioculturais e históricos africanos e afro-brasileiros, ressaltando contribuições importantes da população negra na formação da sociedade brasileira.

Entrada Franca
Livre para todos os públicos

23 de novembro

17h às 18h45
Oficina 1 – Raízes Brasileiras: pisadas e umbigadas de um corpo brincante com Giovanna Aguirre Lo Bianco (Graduação em Dança /UFRJ)

Resumo: A oficina tem a proposta de propor diálogos do Jongo (dança oriunda do sudeste brasileiro, realizada por negros escravizados) com o Coco (dança oriunda do nordeste brasileiro com grande influência da cultura indígena). A oficina aborda e desperta o gesto ancestral dos povos originários. Corpos da terra que foram e são até hoje soterrados, mas que mantém viva sua resistência e continuidade. Entendendo e compreendendo brevemente a história desses povos, a roda será o lugar do encontro, da memória, da brincadeira e do festejo com intuito de despertar e conscientizar o rico sabor de ser brasileiro.

18h45 às 19h – café e encontros
19h – Performances

24 de novembro

17h às 18:45h
Oficina 2 – Nativo Urbano

Com Jorge Samuel

Resumo: Metodologia compositiva, um modo de olhar pro corpo que contempla suas características sistêmicas, expressivas, comunicativo-semióticas. Que o considera mídia de si, em constante contato com informações, potenciais estímulos e eventuais hábitos. Que flerta com um olhar menos mecanicista, buscando amparo em técnicas de Ed. Somática como a Alexander e Body Mind Centering. Sendo Nativo tudo aquilo que é característica de um corpo espontâneo, sem interferências coloniais em sua lógica e Urbano como Urbs, a cidade como uma ideia, de extensão materializada de lógica humana, a Urbs é tudo que foge dum padrão natural de harmonia. Quer-se olhar para a relação corpo ambiente, considerando-se também como ambiente às culturas que promovem modos operantes para o corpo.

18h45 às 19h – café e encontros

19 h – performances

25 de novembro

14h às 16h
Mesa de Diálogos: Pesquisas em Movimento

Convidados

Genilson Leite: Mestrando em Artes / UERJ, Título da pesquisa: Investigação da Performance do Orixá Exu no Candomblé de Ketu.

Renata Borges: Mestranda em Literatura, Cultura e Contemporaneidade/PUC – Rio, Título da pesquisa: A Poética do Corpo em Transe: um limiar entre a performance e o ritual no Candomblé.

Fernanda Dias: Mestranda em Artes Cênicas/UNIRIO, Título da pesquisa: Laboratório Raízes do Movimento: uma experiência corporal africanizada para o artista da cena.

Ivy Marins Brum: Mestranda em Psicologia / UFRRJ, Título da pesquisa: Corpo, Movimento e Dança: simbolismo Yorubas e psicologia Junguiana.

Jefferson Nascimento: Mestrando em Psicologia / UFF, Título da pesquisa: Processos da formação psíquica do negro e o lugar que ele ocupa na sociedade brasileira.

Mayara Assis: Mestranda em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas / UERJ. Projeto de Pesquisa Juventudes em Descolonização Ética-estética.

Mediação: Profa. Dra. Tatiana Damasceno
16h às 16h15- Café e encontros
16h30 – performances

Confira a programação completa dos teatros parceiros da CAARJ aqui.



NOTÍCIAS

12/12/2018 - Inscreva-se no Festival de Talentos do Teatro Ziembinsky

SAIBA +

07/12/2018 - Literatura crítica e poética compõem revista lançada pela CAARJ

SAIBA +

06/12/2018 - Exposição Faces da Justiça segue para OAB Méier e CAARJ

SAIBA +

06/12/2018 - Curta a programação de dezembro do Cine Odeon com 50% de desconto

SAIBA +

06/12/2018 - Último Cine Clube Direito em Movimento de 2018 reúne os eixos Bem-Estar e Cultural

SAIBA +

04/12/2018 - Confira os espetáculos com desconto em dezembro

SAIBA +

29/11/2018 - Viúvas do crime tomam o Odeon e advogados se dão bem

SAIBA +

26/11/2018 - CAARJ alcança mais de 1000 pessoas com Guilherme Miziara

SAIBA +

23/11/2018 - Teatro Ziembinski tem programação especial no Mês da Consciência Negra

SAIBA +

22/11/2018 - Freddie Mercury chega ao Odeon

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]