skip to Main Content
Felipe Santa Cruz Assume Conselho Federal

Felipe Santa Cruz assume Conselho Federal

Na última quinta-feira (31/01), Felipe Santa Cruz foi eleito presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, para o triênio 2019/2022. A chapa “OAB Forte e Unida”, encabeçada por Santa Cruz, recebeu 80 dos 81 votos (um foi em branco).

Mestre em Direito e Sociologia pela UFF, Santa Cruz assumiu a presidência da CAARJ no triênio 2010/2012. Na sequência, foi eleito presidente da OAB/RJ por dois triênios (2013/2015 e 2016/2018). “Digo que quem assume essa cadeira não pode substituir. Há cargos que são passíveis de substituição, outros no máximo somos sucessores. Eu aqui assumo uma parcela do comando dessa nau, esperando que o tempo que se apresenta à frente melhore, porque isso é o que sonhamos para a sociedade brasileira”, disse o presidente eleito.

O último advogado do Rio de Janeiro a presidir o Conselho Federal havia sido Eduardo Seabra Fagundes (1979 a 1981). O presidente da CAARJ, Ricardo Menezes, considera motivo de grande orgulho para a advocacia fluminense ter Felipe Santa Cruz presidindo o Conselho Federal. “Há praticamente quatro décadas que a Ordem não era presidida por um advogado do Rio de Janeiro. E isto se dá de forma mais do que merecida, após uma gestão vitoriosa na OAB/RJ, sucedida agora pelo grande amigo Luciano Bandeira, que é um advogado militante”, disse Menezes. “Tenho certeza de que estamos muito bem representados, tanto na seccional quanto em nível nacional”, completou.

A chapa elegeu ainda o ex-presidente da OAB-BA, Luiz Viana, para o cargo de vice-presidente da OAB; o ex-diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia (ENA), José Alberto Simonetti, para o cargo de secretário-geral; o conselheiro federal pelo Mato Grosso do Sul, Ary Raghiant Neto, para o cargo de secretário-geral adjunto; e o ex-presidente da OAB-PR, José Augusto Araújo de Noronha, como diretor tesoureiro. “Essa é uma chapa de situação e o primeiro compromisso é seguir marchando, trabalhando. A sociedade precisa de uma Ordem que tenha a força de dizer que aqueles que não têm voz terão agora a voz do Conselho Federal da OAB. Aqueles que estão frágeis terão a voz das mais de oito décadas desta instituição para lhes defender”, frisou Felipe.

Filho único de Fernando Santa Cruz, desaparecido político na ditadura aos 26 anos de idade, e de dona Ana Lúcia, Felipe Santa Cruz foi o advogado mais jovem a assumir o comando da seccional fluminense, aos 40 anos. Agora, assume o desafio de também ser o mais jovem a assumir o cargo de presidente do Conselho Federal da OAB, com apenas 46 anos.

×
Back To Top
×Close search
Search