skip to Main Content
Saiba Mais Sobre O Câncer De Colo Do útero

Saiba mais sobre o câncer de colo do útero

A presença de um tipo de tumor maligno que ocorre na parte inferior do útero, indica o câncer de colo de útero. O principal fator agressor relacionado a esse tipo de câncer é a infecção local pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano), que pode se manifestar como verrugas na mucosa da vagina, do pênis, do ânus, da laringe e do esôfago, ser assintomático ou causar lesões detectadas por exames complementares.

Os principais fatores que aumentam o risco para o desenvolvimento deste tipo de câncer são: Início precoce da atividade sexual; múltiplos parceiros sexuais; tabagismo; má higiene íntima; multiparidade (vários partos); uso de anticoncepcional oral; presença de outras infecções transmitidas por via sexual (herpes genital, clamídia).
Em sua fase inicial, o câncer de colo do útero geralmente não apresenta qualquer sintoma (assintomático) e são necessários vários anos entre a infecção inicial pelo HPV e o desenvolvimento do câncer.

Por conta disso, além da importância do uso de preservativos nas relações sexuais, é necessário manter uma rotina frequente de visitas ao ginecologista e exames preventivos, como o Papanicolau, que ajuda a detectar a infecção causada pelo HPV e possíveis alterações no colo do útero.

A Caarj lembrar dos cuidados que devem ser tomados em relação à Saúde da Mulher Advogada. Confira aqui os nossos hospitais, clinicas laboratórios e médicos conveniados.

×
Back To Top
×Close search
Search