skip to Main Content
18º Encontro Nacional Da Jovem Advocacia Acontece No Rio

18º Encontro Nacional da Jovem Advocacia acontece no Rio

Foto: Flávia Freitas

 

Pela primeira vez no Rio de Janeiro, o Encontro Nacional da Jovem Advocacia (ENJA) reuniu em dois dias, 07 e 08 de novembro, mais de 1.500 advogados e advogadas no Armazém da Utopia, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Com o tema “Conectar para Transformar”, o evento teve a proposta de promover o desenvolvimento coletivo da advocacia. “Nada se consegue sozinho. Na advocacia, não advogamos sozinhos e a Ordem não funciona sozinha. A ideia é promover o debate, a troca de ideias, o respeito mútuo. Nós temos diversidade aqui”, disse Amanda Pereira de Magalhães, presidente da OAB Jovem.

Mais de 40 painéis foram divididos em três eixos temáticos: democracia, institucionalidade e inovação. Por hora, seis painéis simultâneos debateram temas com impacto na atuação dos colegas que estão iniciando na profissão, como os mecanismos estatais de combate à corrupção, estratégias de comunicação para advogados e escritórios e a Lei Geral de Proteção de Dados.

Luciano Bandeira, presidente da OAB/RJ, entende os temas como fortalecedores para a advocacia. “Vocês são responsáveis pela continuidade ao trabalho. É necessário criar um sentimento que permitirá um mercado de trabalho com respeito às nossas prerrogativa, para que nós tenhamos ainda mais orgulho de sermos advogados e advogadas”, explica Bandeira.

Luiz Viana Queiroz, vice-presidente do Conselho Federal da OAB, tem esperanças em uma sociedade transformada por diálogo e a ética. “Não há democracia sem diálogo. Cada um de nós é algo do presente no futuro e devemos ter a tranquila e a certeza de que a convivência respeitável com o outro é necessária na nossa profissão e sociedade”, afirmou.

Foto: Flávia Freitas

 

A Caarj esteve presente no evento com um stand que garantiu momentos de relaxamento e cuidados com a saúde. Mais de 300 pessoas foram atendidas com serviços de shiatsu, reflexologia, aferição de pressão e medição de glicose. “O trabalho da Caixa é cuidar da saúde, do lazer e da qualidade de vida da advocacia, mas sem esquecer do apoio profissional”, lembra Ricardo Menezes, presidente da Caarj.

“Este evento é um brinde à jovem advocacia, pois apresenta temas pra gente debater, questionar e pensar em projetos aplicáveis já no ano de 2020”, planeja Ricardo.

×
Back To Top
×Close search
Search