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Tendências De Mercado Para O Direito Em 2020

Tendências de mercado para o Direito em 2020

Como em todo começo de ano, especialistas analisam o mercado do ano anterior e projetam as tendências de mercado para o próximo ano, na área do Direito não poderia ser diferente.

O Direito vem em uma crescente atualização e modernização dos seus códigos, processos e diretrizes, o que abre portas para novas oportunidades. As maiores empresas do ramo sempre observam esses movimentos e se adaptam às tendências para não perder clientes, mas qualquer um pode surfar na onda da modernização e conseguir atrair novos clientes.

Há muito se discute formas de tornar o Direito mais humanizado, voltado para atender as demandas de uma sociedade que cresce gradativamente. Em 2020, esse tema será de grande importância no cenário jurídico. As novas tecnologias têm ajudado bastante, fazendo com que departamentos jurídicos e escritórios de advocacia se tornem mais digitais e práticos, com menos burocracia e mais agilidade. Esses temas mostram que, para ser um profissional de Direito competente, é necessário se renovar constantemente e desenvolver novas habilidades para lidar com as tendências de mercado e com as mudanças. O mundo está tecnológico e, graças a essa tecnologia, novas áreas de atuação vêm surgindo.

Sendo assim, nós preparamos uma lista com as “Tendências de Mercado para o Marketing Jurídico” e as “Áreas de atuação” com mais perspectiva de crescimento em 2020. Veja abaixo.

Tendências de Mercado para o Marketing Jurídico:
1º: Tenha presença na internet – Não importa se você é um empresário renomado ou um advogado autônomo com um pequeno escritório, na era da tecnologia e da informação que vivemos hoje, é muito importante, para qualquer negócio, estar presente na internet. Seja através de anúncios no Google, página no Facebook ou perfil no Instagram. O que importa é você se fazer presente. O que vale aqui, é a velha máxima de que “quem não é visto, não é lembrado”.

2º: Use mais as ferramentas que as redes sociais oferecem – Isso inclui os podcasts, lives e chatbots. Mas calma, se você não faz ideia do que todos esses nomes significam, continue a leitura que nós explicaremos.

Podcasts – Muitos consideram os podcasts como a evolução do rádio. Essa ferramenta está em alta e promete crescer ainda mais em 2020. Trata-se de um arquivo de áudio, disponibilizado na internet, onde você pode abordar diversos temas de forma mais abrangente, sem limite de tempo. Os podcasts são gravados e disponibilizados em serviços online, como o Spotify e o Soundcloud.

Lives – As lives são transmissões ao vivo de eventos, palestras, cursos ou até mesmo um bate-papo com seus seguidores. Hoje, quase todas as redes sociais oferecem esse tipo de serviço na palma da sua mão e totalmente de graça. As redes sociais mais usadas para esse tipo de transmissão são: Instagram, Facebook e YouTube.

Chatbots – Os chatbots são robôs que agilizam o atendimento do usuário com respostas automatizadas. Você pode realizar um atendimento inteiro através deles, programar mensagens, horário de funcionamento da empresa, avisos de fechamento ou filtrar as mensagens e encaminhá-las ao setor responsável. Hoje, redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp, já suportam esse tipo de serviço e muitas empresas oferecem até mesmo de graça.

Áreas de atuação em alta:
1º: Direito da Concorrência – A área de Direito da Concorrência presta assessoria na defesa de empresas acusadas de práticas anticompetitivas perante o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Também é possível elaborar e implementar programas de compliance sob medida para os clientes, a fim de prevenir infrações às normas antitruste vigentes no país.

2º: Direito Digital – Com a popularidade da internet e o uso cada vez mais frequente das redes sociais e aplicativos, inúmeras questões jurídicas envolvendo o uso da tecnologia começaram a surgir. Furto de dados, sites falsos, uso indevido de imagem e desrespeito aos direitos autorais, são apenas alguns dos exemplos de situações que demandam regulamentação e soluções por parte dos operadores do Direito. O Direito Digital surge como ferramenta para encontrar a solução das questões e impasses envolvendo o uso da tecnologia.

3º: Direito Desportivo – O Direito Desportivo pode ser resumido como um conjunto de diversas áreas do Direito que impactam no esporte. É possível atuar no direito desportivo integrando conhecimentos de direito civil, direito empresarial, direito do trabalho, direito internacional, direito administrativo, dentre outros.

4º: Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) – A lei, que entra em vigor em agosto de 2020, tem como objetivo regulamentar o tratamento de dados pessoais de clientes e usuários por parte de empresas públicas e privadas. Com certeza muitas empresas irão recorrer à acessória jurídica especializada no tema, abrindo mais uma oportunidade de mercado.

5º: Compliance – É um termo amplamente aplicado pelo mundo corporativo para traduzir o conformismo de uma determinada corporação com relação às leis e regulamentos externos e internos. Uma empresa está em compliance, portanto, quando atende a todas as exigências legais relativas às atividades que desenvolve. Um profissional de compliance é de grande valia para qualquer empresa e se torna cada vez mais importante em 2020.

Para quem deseja tomar novos rumos na carreira, estas são ótimas tendências de mercado a serem pensadas no âmbito do Direito. Neste ano, a Caarj dará continuidade aos projetos “Aperfeiçoando a Advocacia” e “Direito Desportivo”, que foram sucesso no ano passado. Agora, abordaremos também os temas que são considerados como tendências de mercado. Está ai uma ótima oportunidade para a advocacia se especializar e aprender mais sobre os temas.

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