skip to Main Content
Felipe Santa Cruz Recebe A Maior Homenagem Da CAARJ

Felipe Santa Cruz recebe a maior homenagem da CAARJ

O presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, foi homenageado nesta segunda-feira (10) pela Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro com a medalha Costa Netto, criada especialmente para a homenagem a Santa Cruz.

Idealizador da reverência, o presidente da CAARJ, Ricardo Menezes, entregou a comenda pessoalmente ao bâtonnier da advocacia brasileira juntamente com o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira.

“Francisco Costa Netto foi um principais incentivadores da criação da CAARJ e, posteriormente, presidente da Caixa e da OABRJ. Um advogado que dedicou sua vida a assistir a advocacia em todos os aspectos, e também o país, já que teve papel fundamental na nossa redemocratização. E o Felipe tem perfil bastante parecido. É um advogado que sempre se preocupou com o próximo, mas também com o país. Além de ser o primeiro ex-presidente da CAARJ que presidiu a OABRJ e também a OAB Nacional”, explicou Ricardo Menezes.

Felipe Santa Cruz, que antes de receber a medalha se emocionou com um filme sobre sua trajetória de vida, produzido por Ricardo Menezes também em sua homenagem, agradeceu o carinho de toda a diretoria da CAARJ.

“Fiquei muito comovido, apesar de saber que noventa por cento realizamos foi um trabalho coletivo e não meu, exclusivamente. Mas nós, aqui na Ordem, não recebemos salário e muitas vezes nem compreensão (risos), e é bonito quando alguém entende que a gente somou de alguma forma à advocacia. Agradeço demais à CAARJ, sempre serei parte da casa como ex-presidente”, disse Felipe Santa Cruz, emocionado.

Em seguida, o presidente da OAB Nacional resumiu o sentimento em relação à Caixa de Assistência e o papel da instituição junto à advocacia.

“O caixista tem que se preocupar com o dia a dia da advocacia, sobretudo nestes momentos de crise, de transformação do mercado de trabalho. Ser caixista é ter o compromisso com quem está na ponta, com quem muito vezes até não entende o papel maior da OAB, da defesa da democracia e do estado democrático, e quer ver a Ordem voltada o tempo todo para o seu cotidiano. E é missão da Ordem cuidar destas duas tarefas. E a Caixa é o coração dessa tarefa de cuidar de quem precisa mais. Foi por isso que as Caixas foram criadas, com a ajuda do Costa Netto, e é preciso resgatar este papel histórico que é amparar quem precisa da ajuda coletiva da advocacia”, resumiu Felipe Santa Cruz.

×
Back To Top
×Close search
Search