skip to Main Content
Coronavírus: Saiba Como Se Prevenir Da Melhor Maneira

Coronavírus: saiba como se prevenir da melhor maneira

A Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj) reitera, com base nas informações do Ministério da Saúde, as melhores formas de prevenção contra o Coronavírus. Lembramos que neste momento é preciso estar bem informado e evitar o pânico, com cada um de nós colaborando com responsabilidade para evitar ou diminuir a velocidade da propagação da doença naquilo que nos couber.

Medidas mais eficazes para reduzir a capacidade de contágio do novo coronavírus:

– Usar lenço descartável para higiene nasal quando espirrar ou tossir e, em seguida, jogá-lo na lixeira.

–  Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas

– Lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, secar com toalhas de papel.

– Higienizar as mãos também com o álcool gel a 70%. Ele ainda serve para limpar telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc.

– Para a limpeza doméstica recomenda-se dar preferência ao uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

-Para a higienização das louças e roupas, é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

-Máscaras descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, lactantes e pessoas diagnosticadas com o Coronavírus.

-A vacina contra a gripe também é recomendada e a Campanha Nacional de Vacinação terá início no dia 23 de março, quando idosos e profissionais de saúde terão prioridade para se vacinar.

– A vacina contra a gripe garante proteção para H1N1, H3N2 e Influenza B. Mesmo não tendo eficácia contra o Coronavírus, é uma forma de prevenir outros vírus, ajudando a reduzir a demanda de pacientes e acelerando o diagnóstico para o Coronavírus.

– Evite aglomerações e reduza deslocamentos para o trabalho e escolas. Priorize reuniões virtuais  e viagens não essenciais devem ser adiadas/canceladas.

– Adote horários alternativos para fugir do trânsito e da lotação em transportes coletivos.

– Idosos, doentes crônicos, em tratamento de câncer, transplantados devem conversar com o médico para que as receitas sejam renovadas por um tempo maior para evitar a necessidade de ir à farmácia no período de maior circulação de vírus.

– Até o momento, o que sabemos é que o período entre o dia do contato com o paciente doente e o início dos sintomas, é, em média, de 5 dias para o Novo Coronavírus.

– 80 a 85% dos casos são leves e não necessitam hospitalização, devendo permanecer em isolamento domiciliar; 15% necessitam internação hospitalar fora da UTI e menos de 5% precisam de tratamento intensivo. Os casos mais graves são na sua maioria em idosos.

– O Ministério da Saúde disponibilizou o aplicativo Coronavirus-SUS para tirar dúvidas e atualizar a população com mais facilidade.

Rio de Janeiro, 16 de março de  2020

Paula Martins
Consultora Médica da Caarj
Luciano Bandeira
Presidente da OABRJ
Ricardo Menezes
Presidente da Caarj

×
Back To Top
×Close search
Search