skip to Main Content
Caarj Cria Medalha Em Homenagem A Moema Baptista

Caarj cria medalha em homenagem a Moema Baptista

 

O presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro, Ricardo Menezes, anunciou nesta quinta-feira (26), durante a solenidade de abertura do I Fórum Nacional da Advocacia Trabalhista, a criação da Medalha Moema Baptista, que será destinada às pessoas ou entidades que têm contribuído para a assistência à advocacia durante a pandemia. Referência nacional na área do Direito do Trabalho e primeira mulher a presidir a Abrat (Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas), no fim dos anos 80, Moema Baptista faleceu em julho deste ano, aos 77 anos, e será eternizada pela Caarj com a nova comenda.

“Moema Baptista foi sempre uma grande referência não só para todos os que militam na Justiça do Trabalho, como também para a advocacia feminina. Foi uma precursora na defesa dos direitos da mulher advogada e com quem muito aprendi ao longo da vida. A criação desta medalha, bem como sua destinação aos que tanto têm contribuído com a assistência à advocacia, tem tudo a ver com Moema, que passou a vida inteira ajudando as pessoas”, disse Ricardo Menezes, representando o presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, e da OABRJ, Luciano Bandeira.

Presidente do Instituto Moema Baptista e prima da homenageada, a advogada Araçari Baptista será a primeira homenageada com a nova comenda, e agradeceu a iniciativa da Caarj em favor da memória de sua prima e companheira de toda a vida.

“É uma satisfação e uma honra muito grande não só receber esta medalha, como saber que a Caarj desta maneira estará para sempre lembrando do legado de Moema para a advocacia”, disse Araçari Batista.

A presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, também parabenizou a Caarj pela iniciativa.

“Moema, com o seu sorriso largo, encantava os seus amigos e as suas amigas, bem como todos aqueles que tiveram a oportunidade ou a sorte de acompanhá-la nas lutas em prol da advocacia”, disse a advogada trabalhista.

A solenidade também contou com as participações da representante do Instituto Moema Baptista em SP, Luciana Slosbergas, e do presidente da Associação Carioca de Advogados Trabalhistas (Acat), Alexandre Bastos. Também compareceram virtualmente os presidentes das associações dos advogados trabalhistas de São Paulo (AATSP), Sarah Hakim; de Pernambuco (AATP), Leonardo Camello; da Paraíba (Aatra-PB), Daniel Sebadelhe Aranha; de Santa Catarina (Acat), Fabrício Mendes dos Santos; do Espírito Santo (Aesat), Edimário Araújo da Cunha; de Sergipe (Assat), Marcos D’Ávila Melo Fernandes; de Minas Gerais (Amat), Cássia Hatem Guimarães, do Ceará (Atrace), Marcelo Pinheiro; do Mato Grosso (Aatamat), Hélio Machado, e da Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas do Rio Grande do Sul (Satergs), Camilo de Macedo.

×
Back To Top
×Close search
Search