skip to Main Content
Dia Nacional De Combate à Intolerância Religiosa

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e o Dia Mundial da Religião, ambos celebrados em 21 de janeiro, reforçam e promovem o respeito, a tolerância e o diálogo entre as diversas religiões presentes no mundo. 

No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007, em homenagem à Yalorixá Gildária dos Santos. Mãe Gilda, como era conhecida, foi vítima de um dos casos de intolerância religiosa que mais repercutiu no país e faleceu em 21 de janeiro de 2000, por complicações de saúde resultantes dos ataques que sofria em seu terreiro, que era invadido e vandalizado com frequência. A Yalorixá se tornou um importante ícone da luta contra a intolerância religiosa, bem como um grande símbolo da resistência e afirmação das religiões de matriz africana. 

O Brasil é um país laico e garante, através da Constituição Federal, o direito dos cidadãos à manifestação livre de suas crenças. Casos de violência e intolerância religiosa devem ser combatidos diariamente com conscientização e respeito, para que o preconceito não leve a mais casos como os vividos por Mãe Gilda. 

A Caarj simpatiza com a causa, celebra a data e luta ativamente pelo fim da intolerância religiosa.

×
Back To Top
×Close search
Search