skip to Main Content
Março Lilás – Combate Ao Câncer Do Colo Do útero

Março Lilás – Combate ao câncer do colo do útero

O sucesso da campanha Outubro Rosa, criada nos anos 90, nos EUA, para conscientização da sociedade em relação à prevenção sobre o câncer de mama, foi em nível mundial. E fez com que todos os meses “ganhassem cores” para propagar a prevenção de doenças e quebrar preconceitos. Este mês será o Março Lilás, que trata sobre o câncer do colo do útero. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), aproximadamente 570 mil novos casos surgem todos os anos no mundo, com 311 mil óbitos. É o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres.

O câncer do colo do útero é causado pelo Papilomavírus Humano – HPV, transmitido sexualmente com muito mais frequência que o desenvolvimento do câncer. Este surge apenas quando o vírus danifica o material genético das células que podem evoluir para o câncer. Esses danos causados pelo HPV são identificados no exame preventivo e curáveis em quase todos os casos.

A prevenção é realizada com o conjunto da vacinação e exames periódicos. A vacina protege contra os tipos mais comuns de HPV, mas não todos. Embora não demonstre sintomas até o câncer já ter alcançado uma fase avançada, é facilmente descoberto com o exame ginecológico. Por isso, é recomendado que o exame seja realizado a cada três anos.

Se chegar ao ponto de demonstrar sintomas, estes são alguns deles:

  • Sangramento vaginal sem causa aparente;
  • Secreção vaginal com cheiro ou coloração anormal;
  • Dor abdominal ou pélvica;
  • Irregularidade intestinal e perda de peso;
  • Vontade de urinar mais frequente.

O tratamento varia de acordo com o estágio de evolução, tamanho do tumor e fatores pessoais, como idade e desejo de ter filhos. Entre os métodos de tratamento estão a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia.

×
Back To Top
×Close search
Search