skip to Main Content
Dia Internacional Contra A Discriminação Racial

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Hoje, 21 de março, é o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, uma importante data para lembrar a luta contra o preconceito racial e o racismo em todo o mundo. A data escolhida pela ONU relembra o Massacre de Shaperville. Em 1960, em meio ao Apartheid na África do Sul, 20 mil manifestantes realizavam um protesto contra a Lei do Passe, que limitava a livre circulação dos negros pela cidade, quando a polícia abriu fogo sobre a multidão. A repressão deixou 69 mortos e 186 feridos.

Historicamente, o racismo perpetua também seus preconceitos e estereótipos contra os povos asiáticos e indígenas. No entanto, a população negra enfrenta as tristes sequelas estruturais geradas por anos de opressão e escravidão. A falta de representatividade em esferas da sociedade, a violência policial, os ataques a religiões de matriz africana e a dificuldade de inserção no mercado de trabalho são alguns dos muitos obstáculos que impedem o exercício pleno da cidadania. 

Dessa forma, é importante que façamos coro às vozes que resistem na luta por seus direitos. Uma significativa conquista foi a Lei de Cotas; em vigor desde 29 de agosto de 2012, reserva 50% das vagas de faculdades públicas para estudantes para jovens negros, pardos ou indígenas, e escolas públicas. Em 2019, pode-se ver a efetividade desta política; segundo o IBGE, pela primeira vez, os estudantes negros são a maioria nas universidades públicas, com 50,3% de participação. 

A Caarj, como sempre, reforça seu compromisso no combate contra qualquer tipo de discriminação racial. Racismo é crime, denuncie!  

×
Back To Top
×Close search
Search