skip to Main Content
Dia Nacional Do Orgulho LGBTQIA+

Dia Nacional do Orgulho LGBTQIA+

Hoje, 25 de março, é o Dia Nacional do Orgulho LGBTQIA+. A data nos convida à reflexão acerca das conquistas e das lutas pelo respeito à diversidade. Embora percebamos a maior participação de pessoas fora do padrão heteronormativo nos veículos midiáticos e produtos audiovisuais, o Brasil ainda permanece como um dos países mais preconceituosos do mundo.

Segundo pesquisa realizada pela entidade Grupo Gay da Bahia (GGB) divulgada em 2019, a cada 23 horas é registrada uma morte por homofobia no Brasil. Tendo em vista a falta de estatísticas governamentais oficiais sobre os casos, a subnotificação evidente é preocupante. Além da violência física, os LGBTs enfrentam as violências simbólicas e institucionais impostas pela sociedade, como a discriminação da demonstração de afeto em público e a dificuldade de inserção no campo profissional.

No entanto, como já diz a data, este dia é motivo de orgulho; orgulho pelas vitórias diárias, pela vontade de um país mais igualitário e pela autoaceitação de ser e amar quem quiser. E a Caarj se orgulha de fazer parte de um movimento que batalha pela garantia de direitos, o principal deles sendo o direito de existir.

×
Back To Top
×Close search
Search