skip to Main Content
As Diferentes Nuances Da Saúde

As diferentes nuances da saúde

É uma dica simples, mas super eficiente: cuide da sua saúde mental como você cuida do seu corpo. Afinal, uma mente saudável evita diversos problemas até mesmo doenças. Você já ouviu falar nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs)?

As PICs, denominadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como medicinas tradicionais e complementares, foram institucionalizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), em maio de 2006. O enfoque primordial é olhar para o ser humano como um todo, considerando não só aspectos físicos – como uma dor de cabeça, por exemplo, mas também o que pode estar gerando aquela dor: características emocionais, sociais e psíquicas. São tratamentos que buscam a prevenção das doenças e a recuperação da saúde a partir do autocuidado, dando ênfase também à escuta acolhedora e ao desenvolvimento de vínculo terapêutico entre a pessoa atendida e o profissional de saúde.

– Podemos dizer que o mais importante é estimular o autocuidado, priorizando a qualidade de vida, trabalhando a prevenção e promoção à saúde, para evitar enfermidades futuras. E no caso de doenças já estabelecidas, as PICs vão trazer um tratamento mais humanizado, integral e transdisciplinar, auxiliando no alívio dos sintomas e tratamento da doença em si. Mas, principalmente buscando encontrar os desequilíbrios físicos, mentais e emocionais que causaram a doença para que seja possível tratar o doente de forma integral – explicou a naturopata, Michelle Vivas.

Além disso, algumas práticas são milenares e conhecidas no mundo todo, como o yoga ou a ayurveda. Outras têm origem nos saberes tradicionais, como o uso de plantas medicinais e a fitoterapia.

– As mais conhecidas no Brasil são acupuntura, fitoterapia e homeopatia, mas a busca das pessoas por tratamentos naturais, especialmente nos últimos anos com o entendimento da população em dar importância à qualidade de vida, saúde mental e emocional, tem tornado mais frequente a busca por tratamentos antes menos conhecidos, como Terapia floral, Aromaterapia, Meditação, Yoga e Reiki – destacou Michelle.

Os atendimentos das PICs acontecem em vários lugares do país. Na maioria dos locais, é necessário apresentar a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Ou seja, para mais informações sobre os atendimentos, as pessoas devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa.

*Michelle Vivas é coordenadora do Instituto Vivas, que possui convênio com a Caarj.

Siga a Caarj no Instagram.

Por: Matheus Fernando, estagiário com a supervisão de Ludmila Fróes

×
Back To Top
×Close search
Search