skip to Main Content
Dia Mundial Do Diabetes: Entenda As Causas Que Levam à Doença E Saiba Como Se Prevenir

Dia Mundial do Diabetes: Entenda as causas que levam à doença e saiba como se prevenir

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado no último domingo, 14, é a principal campanha de reflexão e conscientização sobre essa doença que afeta 463 milhões de adultos ao redor do mundo. Caracterizada pela má produção ou insuficiência na absorção da insulina, hormônio que regula o açúcar no sangue, a patologia está entre as dez principais causas de morte, segundo informações publicadas pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Só no Brasil há 12 milhões de pacientes que sofrem com níveis altos de açúcar no sangue, o que representa quase 7% da população nacional. Entre as subdivisões da doença, o diabetes tipo 2 é o responsável por 90% dos acometidos mundialmente, em razão de fatores como sobrepeso, sedentarismo, alimentação inadequada e alto nível de triglicerídeos.

Endocrinologista, Tércio Rocha explica mais detalhadamente as causas e as precauções que precisam ser tomadas para evitar o desenvolvimento e a evolução da doença no organismo:

As pessoas têm que cortar o percentual de carboidratos ingeridos. Precisamos prestar atenção nas farinhas e, principalmente, nas frituras e outros engordativos derivados de todas fontes de carboidrato e gorduras, como biscoitos e chocolates. Uma bela forma de evitar a diabetes é comer uma quantidade limitada de comida cuja proporção tenha no máximo 30% de carboidrato. É preciso comer pouco. E, claro, temos que lembrar que somos bípedes, precisamos nos exercitar, tomar muita água e dormir bem”, pontua o médico.

Após a confirmação do diagnóstico, Rocha elenca como primeira medida a tomada de consciência do paciente sobre o histórico de alimentação e comportamento que o levou até o nível da doença. Esse primeiro passo antecede à prática de provocar o que o médico chama de “choque de ordem metabólico”, ou seja, a mudança brusca dos hábitos nutricionais, prezando por quantidades e fontes de carboidratos recomendadas pelos especialistas, como frutas, legumes e grãos integrais.

×
Back To Top
×Close search
Search