skip to Main Content
Confira Dicas De Como Ter Uma Alimentação Saudável

Confira dicas de como ter uma alimentação saudável

Ainda que manter uma alimentação saudável seja uma recomendação quase unânime entre os médicos ao mirarem no bom funcionamento do organismo, uma boa parte das pessoas continua a prezar por hábitos alimentares prejudiciais à saúde. Para mudar essa realidade, a informação tem um papel fundamental. A seguir, saiba mais sobre os benefícios de consumir refeições sadias e confira dicas de como montar um prato equilibrado e balanceado.

A nutricionista Adriana Pedrazzi, que também é parceira do Clube de Vantagens da Caixa,  ressalta a importância de substituir alimentos pouco nutritivos e ricos em substâncias danosas ao organismo por refeições mais equilibradas:

Alimentação saudável é sinônimo de qualidade de vida. As pessoas que mantêm esse hábito têm menos problemas de saúde do que aquelas que apresentam uma alimentação irregular. A longevidade tem o alicerce de uma alimentação equilibrada. Quem não consome alimentos de qualidade hoje, vai estar fazendo o uso de remédios amanhã. E esse amanhã tem ficado cada vez mais cedo”, alerta a especialista

Diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares e nas articulações são alguns exemplos dos malefícios desenvolvidos por maus hábitos alimentares. Para escapar desse destino tão previsível, Pedrazzi elenca como prioridade a procura de um profissional especializado, no caso um nutricionista, para reeducar o paciente quanto a alimentação, além de beber muita água e praticar exercícios físicos.

É muito importante que a pessoa procure um nutricionista, para que o resultado não seja curto, e que o paciente não fique refém do que a gente chama de ‘efeito sanfona’, que é aquele engorda e emagrece.  Quando não se faz um plano alimentar associado à demanda de estilo de vida, é muito difícil manter, diferentemente de quando se segue um plano estruturado”, pondera ela.

Para terminar, a recomendação de Pedrazzi é investir num prato colorido, mais especificamente com as cores branca, amarela, verde, roxo e vermelha. Os alimentos inseridos no grupo desses tons estão associados a funções que contribuem para o pleno funcionamento do organismo. Além disso, ela indica o ingestão de carboidratos de baixo a médio índice glicêmico, proteínas magras e gorduras boas, e chama atenção para a necessidade de uma dosagem na quantidade de comida consumida, mesmo numa refeição saudável.

×
Back To Top
×Close search
Search