skip to Main Content
Imunização: Mantenha O Calendário De Vacinação Em Dia

Imunização: Mantenha o calendário de vacinação em dia

Ao passo que a pandemia evoluía, o mundo inteiro assistia com apreensão o empenho dos cientistas na criação de uma vacina eficaz no combate à Covid-19. Mas apesar deste imunizante específico ter tomado os holofotes ao longo desses quase dois anos de crise, a vacinação, seja ela contra qualquer doença, nunca deixou de ser uma pauta importantíssima, relativa à manutenção da vida de toda população.

Especialista em imunização e CEO da clínica Previmuno, Nina Lima chama a atenção sobre a falta de informação dos indivíduos no que diz respeito às vacinas e aos calendários vacinais, e pontua também sobre a necessidade de desmistificar o estereótipo de que vacinação é um assunto restrito ao público infantil:

Apenas 5% da população tem informação sobre vacinas, e precisamos falar sobre a importância da vacinação de maneira geral. Vacina é para todos: crianças, adultos, idosos, gestantes. Não é um assunto específico para uma faixa etária”, pondera a especialista.

Nina argumenta ainda sobre a importância de se cumprir à risca os calendários vacinais e explica sobre a diferença entre o sistema imunológico das crianças e dos adultos.

“Quando nascemos, o nosso sistema imunológico ainda está muito imaturo. Então, as crianças precisam tomar as vacinas para fortalecer esse sistema, porque elas vão entrar em contato com a natureza e com outras pessoas também. Agora, ao longo da vida, é natural que esse sistema imunológico vá envelhecendo e a capacidade de proteção decaia. Precisamos ficar atentos a isso”, diz ela, que ainda destaca como é fundamental ficar alerta às doses de reforço:

“Não é porque tomamos determinada dose quando criança que o efeito vai surtir para a vida toda”, finaliza.

Ciente do quão importante a vacinação é para preservar a saúde da advocacia, a Caixa promoveu uma série de campanhas neste triênio. Ao longo desse período, cerca de 35 mil colegas foram imunizados. Só em 2021, mais de 17 mil foram vacinados contra a H1N1, o maior número da história da Caarj. Para saber mais detalhes dessa iniciativa, leia aqui.

×
Back To Top
×Close search
Search