skip to Main Content
ANI Realiza Segundo Curso De Jornalismo Investigativo Em Parceria Com A Caixa

ANI realiza segundo curso de Jornalismo Investigativo em parceria com a Caixa

O segundo curso de Jornalismo Investigativo da Associação Nacional e Internacional de Imprensa (ANI), em parceria com a OABRJ e a Caarj, foi realizado em quatro dias de estudos e chegou ao fim na última quinta-feira (25). A turma, que este ano foi batizada com o nome do presidente da Caixa, Ricardo Menezes, contou com 28 alunos inscritos no formato presencial e quase 200, para o modelo online. As aulas trouxeram bases teóricas e exemplos práticos de técnicas que auxiliam no cotidiano do repórter deste setor.

A primeira aula ressaltou o respeito aos Direitos Humanos ao longo do processo de produção da matéria jornalística e apresentou ferramentas importantes que ajudam o repórter na etapa da apuração. O jornalista Roberto Monteiro Pinho, presidente da ANI, foi quem ministrou a segunda parte da apresentação, e destacou algumas habilidades que serão aprimoradas pelos alunos do curso:

Os alunos sairão do curso dotados com conhecimentos exclusivos e atualizados com relação à Lei de Responsabilidade de Proteção de Dados. Também estão preparados com relação à Lei da Ofensa à Honra, o acesso à informação, e vários outros itens que estão dentro do universo da Comunicação”, disse.

Na última aula, ministrada pela jornalista Cláudia Cataldi, os alunos ainda foram agraciados com a participação da também jornalista, advogada e escritora Paolla Serra, que palestrou sobre seu novo livro, “Caso Henry: Morte Anunciada”. A obra é resultado de diversas matérias produzidas por Paolla para os jornais “O Globo” e “Extra”, veículos onde ela atua como repórter, e narra os bastidores da investigação da morte do pequeno Henry Borel, de 4 anos. O padrasto, o ex-vereador do Rio Dr. Jairinho e a mãe do menino, a professora Monique Medeiros, foram indiciados pela polícia pelo assassinato do menino.

Fotos: Flávia Freitas/Caarj
×
Back To Top
×Close search
Search