skip to Main Content
Saiba Como Praticar Exercícios De Maneira Correta Com A Chegada Do Verão

Saiba como praticar exercícios de maneira correta com a chegada do verão

O período mais quente do ano está se aproximando e quem deseja engatar com a prática de exercícios físicos no verão deve se atentar a alguns cuidados. A estação é ótima para realizar treinos ao ar livre, mas é fundamental se proteger, ser consciente e saber dos riscos que envolvem a realização dessas atividades.

Nessa época, é muito comum pensar no “projeto verão”, porém, é necessário se exercitar de forma consciente para não prejudicar a saúde, e acabar indo na contramão do objetivo inicial. Hidratar-se adequadamente, investir em uma alimentação mais leve e ter o acompanhamento de profissionais, por exemplo, são alguns dos fatores que você deve prestar atenção ao seguir com esse plano de vida mais saudável. O professor de educação física Carlos Henrique alerta para alguns pontos importantes para quem deseja começar a praticar esportes ou outras atividades físicas neste fim de ano.

“Para iniciar um exercício físico é preciso, antes de tudo, ter a liberação médica, com a realização de exames que atestam sua condição física para o exercício. Outro ponto importante é escolher um exercício físico ou esporte onde há interesse e prazer de praticá-lo. E, finalmente, a procura por um profissional de Educação Física ajuda a evitar algum exagero de iniciante ou lesões desnecessárias”, disse.

Ainda segundo o professor, em estações mais frias o organismo tende a controlar melhor a temperatura corporal, principalmente no momento da prática das atividades físicas, tornando o gasto energético maior para manter o corpo aquecido. No verão, por sua vez, a incidência direta dos raios solares pode ser prejudicial para o praticante, principalmente quando as atividades são realizadas em horários mais quentes.

“Todos os exercícios praticados no inverno servem no verão. A questão é que exercícios físicos praticados em ambientes abertos como praças, praia e na rua precisam ser praticados bem cedo ou no final do dia. A temperatura no verão é alta demais para uma simples corrida no horário do almoço, por exemplo”, alertou o professor.

Vale ressaltar também a importância de tornar a prática de atividades um hábito, e não realizá-las apenas na época do verão. Por isso, o professor Carlos Henrique orienta a manter a regularidade dos treinos durante todo o ano.

“O melhor caminho para se manter uma constância no exercício físico é multifatorial: escolher um local próximo à residência e ou trabalho – o que facilita o deslocamento e evita a perda de tempo no trânsito; as amizades que se faz ao longo do tempo são fundamentais para a criação de vínculos e companhia para se manter motivado, o que nos ajuda a seguir ativos mesmo quando não estamos muito dispostos; ter uma meta de curto, médio e longo prazo também é importante para alcançar nossos objetivos de saúde”, afirmou.

Siga a Caarj no Instagram

Por: Matheus Fernando, estagiário com a supervisão de Ludmila Fróes

×
Back To Top
×Close search
Search