skip to Main Content
Veja Quais Cuidados Tomar Com Os Pets Durante O Verão

Veja quais cuidados tomar com os pets durante o verão

O verão é uma das estações mais aguardadas pela maioria das pessoas, pois representa sol, praia, lazer, férias, etc. Nesta época do ano que cães e gatos podem sofrer com a elevação da temperatura, sendo necessário ter mais atenção e tomar alguns cuidados específicos, principalmente porque os animais não fazem troca de calor da mesma maneira que os humanos.

Confira algumas dicas para te auxiliar a aproveitar com mais segurança os dias de verão com seu pet:

Hora de passear

Atividades ao ar livre são sempre bem-vindas, principalmente no verão. É a melhor época do ano para passear em parques, na praia ou nas pracinhas perto de sua casa, estimular as atividades físicas e conhecer pets da vizinhança. Mas é importante lembrar que o chão pode apresentar uma temperatura muito mais elevada do que sentimos no ar. Por isso, antes de sair com seu pet, faça o teste na calçada, na grama e na areia da praia. Se a temperatura ao pisar estiver desagradável para você, também estará para ele. O ideal é programar os passeios para o início da manhã e/ou final da tarde (antes das 10 horas e após às 18 horas). O calor, nestes horários, é menor.

Hidratação

A hidratação dos pets é o ponto de maior atenção durante o verão. Por isso, quanto mais oferta de água, melhor. Uma dica é espalhar potes de água por vários lugares da casa e trocar a água mais de uma vez ao dia, mantendo-a sempre limpa e fresca. Os bebedouros que funcionam como “fontes” também são opções interessantes, pois fazem a água circular, mantendo-a sempre limpa.

Protetor solar

Cães e gatos podem e devem utilizar protetor solar não só nessa época mais quente, mas também nas demais estações. Atualmente no mercado pet pode-se encontrar várias marcas de filtros solares indicados para cães e gatos, em diversas faixas de preço. Esse produto deve ser aplicado principalmente nas áreas com menos pelos, nas áreas mais claras e em partes expostas ao sol, como, por exemplo, no focinho, pontas das orelhas, barriga e ao redor dos olhos. O uso de protetor solar auxilia a diminuir os riscos de dermatites e queimaduras, além de prevenir o câncer de pele. Consulte o veterinário para saber quantas vezes aplicar no seu pet.

Cuidado com os parasitas

As pulgas e carrapatos chegam com tudo no verão. O aumento da umidade nesta época do ano ajuda a proliferar insetos e outros parasitas que podem incomodar o seu pet e causar doenças. Por isso, garanta que seu cão esteja adequadamente protegido contra pulgas e carrapatos. O uso de repelentes próprios para pets também é indicado para evitar picadas de mosquitos.

Pode dar banho?

As necessidades higiênicas dos pets são bem diferentes das nossas. Banhos em excesso podem fazer mal aos cães, como propiciar a infecção de pele por fungos. Veja a frequência você pode dar banho no seu pet:
Animais de pelo longo: banhos podem ser dados a cada 15 dias durante o ano todo.
Animais de pelo curto: banhos podem ser dados a cada 15 dias no verão.
Filhotes: o primeiro banho do pet deve ocorrer em casa. Banhos em pet shops somente depois que o filhote receber todas as vacinas.

A frequência de banhos pode ser alterada de acordo com a indicação do veterinário de cada pet também.

Por: Matheus Fernando, estagiário com a supervisão de Barbara Cairo

Siga a Caarj no Instagram

×
Back To Top
×Close search
Search