skip to Main Content
Caarj E OABRJ Celebram O Dia Internacional Da Mulher

Caarj e OABRJ celebram o Dia Internacional da Mulher

Jornalismo Caarj e OABRJ

Hoje, as mulheres representam 51% dos inscritos na OAB do Rio de Janeiro e 57% da jovem advocacia no estado. Com a paridade de gênero nos cargos das seccionais – medida posta em prática nas últimas eleições – a presença feminina se traduzirá, também, em representatividade nos espaços de poder da Ordem. Mas ainda há muito a ser feito. Pensando nisso, a Caarj e a OABRJ lançam neste 8 de março, data em que celebramos o Dia Internacional da Mulher, a Campanha de Valorização da Mulher Advogada.

Ao longo do mês de março, uma série de vídeos marcará a luta histórica das mulheres por melhores condições de trabalho, igualdade salarial e efetividade das leis.

No vídeo de estreia, relembramos a trajetória das duas pioneiras que abriram as portas para as mulheres na advocacia: Esperança Garcia e Myrthes Gomes.

Esperança Garcia, mulher escravizada que viveu no Piauí, enviou, em 1770, uma carta denunciando ao governo local  os maus-tratos dos quais ela e o seu grupo eram vítimas. Tal documento é considerado a primeira petição de que se tem registro no país.

Mais de dois séculos depois, em 2017, a OAB reconheceu Esperança como a primeira mulher advogada piauiense.

Historicamente, a precursora na advocacia é Myrthes Gomes, que obteve o registro no Instituto dos Advogados Brasileiros, em 1899. Esse pioneirismo só foi conquistado porque Myrthes foi a primeira a se insurgir contra a negativa da entidade de conceder a ela o direito de advogar por causa do gênero.

As portas que Esperança e Myrthes abriram nunca mais se fecharam. Ao contrário: os números mostram que a cara da OAB é cada vez mais feminina.

Vanguarda em pautas afirmativas, sob o comando de Luciano Bandeira, a OABRJ alavancou os temas específicos da advocacia feminina ao criar a primeira Diretoria de Mulheres do sistema OAB.

A Caarj disponibiliza diversos recursos específicos às advogadas, como o Auxílio Proteção à Mulher – que apoia financeiramente colegas vítimas de violência doméstica e familiar – e o espaço para atendimento psicoterapêutico para mulheres advogadas.

Fique de olho nas redes sociais da Caarj e da OABRJ e acompanhe tudo que preparamos para este mês!

×
Back To Top
×Close search
Search