skip to Main Content

Marisa Gaudio é a primeira mulher a assumir a Presidência da Caarj

Comunicação OABRJ/Caarj A Caixa de Assistência da Advocacia terá pela primeira vez, após quase 80 anos de fundação, uma mulher na sua Presidência: a advogada Marisa Gaudio, de 48 anos. Ela sucederá a Ricardo Menezes, que renunciou ao cargo com o objetivo de seguir outros desafios. “Batalhei por muito tempo para que a paridade de gênero fosse uma realidade. A Caixa foi pioneira em muitas coisas, e, para mim, é…

Grupo de Trabalho de Assistência à Igualdade Racial toma posse na Caarj

A Caixa empossou, na última segunda-feira (30), o Grupo de Trabalho de Assistência à Igualdade Racial. O grupo explicou sobre o método de trabalho que será aplicado e como pretendem avançar em prol da igualdade e da representação negra na advocacia. Mauro Pereira, secretário-geral da Caarj, ressalta a importância deste Grupo de Trabalho para toda a classe. “Tenho certeza que este Grupo de Trabalho avançará na luta para tirar os…

Caarj marca presença em 1º Encontro de Diretores Tesoureiros de Subseção do novo triênio

A Caarj participou do 1º Encontro de Diretores Tesoureiros de Subseção, onde levantaram assuntos relacionados à gestão das subseções e questões financeiras. Marisa Gaudio, vice-presidente da Caarj, agradeceu a presença de todos os presidentes e componentes das subseções, além de enfatizar sobre a importância do colégio de tesoureiros não só para a Ordem, mas para a Caixa de Assistência e dirigentes. Fred Mendes, tesoureiro da Caixa, ressaltou as dificuldades enfrentadas…

Dia dos Acadêmicos do Direito

O Dia do Estudante de Direito é celebrado anualmente em 19 de maio no Brasil. A data simboliza o esforço daqueles que se dedicam ao Direito, em busca do constante conhecimento e de exercer a justiça plenamente. Curiosamente, a data também é uma homenagem ao padre Santo Ivo, considerado o “padroeiro dos advogados” ou “advogados dos pobres”, por defender os mais necessitados, seja como padre ou advogado, sua primeira formação.…

Caarj, OABRJ e a advocacia unida em ato de reação ao colapso do sistema do TJRJ

Jornalismo OABRJ Nem a chuva forte esmoreceu a indignação das cerca de 500 pessoas que se manifestaram à porta do Fórum central na manhã desta quinta-feira, dia 12, no ato convocado pela OABRJ em reação aos impactos da inoperância do sistema de processo eletrônico da Justiça estadual sobre a advocacia fluminense - e, por extensão, sobre toda a sociedade, cujo direito constitucional do acesso à Justiça é violado reiteradamente. Lideranças…

Evento da Caarj reúne estudantes de Direito e a advocacia em manhã de aprendizado

A Caixa de Assistência recebeu, nesta sexta-feira (06), alunos e estagiários de Direito no evento ‘Aperfeiçoando a Advocacia’, organizado pelo Caarj 4.0. O encontro, desta vez presencial e com exposição de livros acadêmicos pela Livraria do Wilsinho, trouxe o tema ‘Proteção do Consumidor Superendividado’, que é a impossibilidade do pagamento de dívidas por falta de renda, sendo assunto pertinente não só para a advocacia, mas também para a sociedade. Ricardo…

Caixa empossa Grupo de Trabalho de Assistência à Diversidade Religiosa

A Caarj empossou, nesta terça-feira (03), o Grupo de Trabalho de Assistência à Diversidade Religiosa.  O grupo tem como finalidade desmistificar preconceitos e estigmas relacionados às diferentes religiões existentes no país. Ricardo Menezes, presidente da Caarj, frisa sobre a relevância deste Grupo de Trabalho para a advocacia. “O grupo foi criado para discutirmos sobre as diversas matrizes religiosas e isso é muito importante”, disse Ricardo. “Irá somar muito na Caixa,…

Caarj e OABRJ criam projeto com aulas de defesa pessoal para advogadas

A Caarj, a OABRJ e a Comissão de Mentoria Jurídica, criaram o projeto “Aulão de Defesa Pessoal para Advogadas” em parceria com as subseções, para atender diversas regiões do Estado. As aulas ensinam técnicas de defesas seguras contra ataques e situações de perigo, que se fazem presentes no dia a dia das mulheres. Ricardo Menezes, presidente da Caarj, incentiva a participação de mulheres advogadas nas aulas. “É muito importante essa…

Caarj e OABRJ promovem evento em prol dos direitos de pessoas com Autismo

A Caarj e a OABRJ promoveram nesta terça-feira (19), o evento “Dos mínimos direitos das Pessoas com Autismo”, idealizado pela Comissão de Direitos dos Autistas e seus Familiares (CDAF). Com debates sobre as necessidades sociais e interesses jurídicos e públicos das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a celebração contou com a presença de famílias e instituições que convivem com o autismo, como o Instituto Kevin Johnson -…

Caarj promove evento sobre o rumo do Carnaval em parceria com ASSORDHESERJ

A Caarj promoveu na última segunda-feira (11), o evento “Para Onde Caminha o Nosso Carnaval”, em parceria com a OABRJ e a Associação Recreativa dos Diretores de Harmonia das Escolas de Samba do Estado do Rio de Janeiro (ASSORDHESERJ).  A celebração trouxe debates sobre as questões técnicas e gerenciais do Carnaval e as consequências geradas pela pandemia da Covid-19.  Ricardo Menezes, presidente da Caarj, celebrou esta nova parceria da Caixa…

×
Back To Top
×Close search
Search