A assistência à advocacia é a finalidade precípua da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro, buscando atender as necessidades integrais da classe dentro e fora de seu escritório. Para tanto, a Caarj conta com uma série de benefícios, voltados especialmente para advogados e advogadas em situação de vulnerabilidade.
Para concessão de nossos benefícios é necessário o cumprimento de condições gerais previstas no Estatuto e resolução vigente da Caarj.
O pedido deverá estar acompanhado da respectiva documentação comprobatória, acompanhada de requerimento. Ele será analisado pelo setor de Assistência Social e seguirá o trâmite previsto na regulamentação interna.
O modelo de requerimento dos benefícios e a Resolução 001 de 2025 encontram-se ao final desta página.
Ajuda para advogados e advogadas em situação de vulnerabilidade social ou fragilidade sociofamiliar, com dificuldades de exercer a profissão.
O benefício referente ao Projeto Nascer é concedido à mulher advogada ou estagiária por ocasião do nascimento, adoção ou perda gestacional do filho.
Auxílio para advogados e advogadas com filhos, biológicos ou adotivos, com idade entre 3 e 14 anos anos, cursando da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Benefício para o período de matrícula escolar e compra de material.
Destinado aos familiares de advogados e advogadas que faleceram, auxiliando com suas despesas de funeral e serviços lutuosos.
Busca auxiliar mulheres advogadas vítimas de violência doméstica, facilitando sua manutenção ou reinserção no mercado de trabalho durante este difícil período.
É direcionado a advogados (as) que estejam impedidos de trabalhar ou com dificuldade no exercício da profissão.
A Caarj destina uma verba anual para os seus benefícios. Quando o limite da mesma for alcançado, a concessão destes benefícios só será retomada, como previsto, no próximo ano.
Acesse o modelo de requerimento aqui
Acesse a Resolução 001 de 2025
Obs.: Todos os benefícios possuem carência de 12 (doze) meses a contar do pagamento do último benefício recebido, não sendo nenhum benefício cumulativo.