skip to Main Content

Assistência

O Núcleo Assistência engloba nossas linhas assistenciais voltadas para atender a advocacia em condição de vulnerabilidade. Nossa equipe de Assistentes Sociais vai a campo para identificar as demandas mais prementes, nos locais em que há maior dificuldade aos serviços públicos em geral e onde a renda mensal tende a ser menor.

Todos os benefícios são pautados no Estatuto. Para a concessão de cada um deles, é necessário considerar todas as finalidades estatutárias, bem como as condições gerais para seus requerimentos e regulamento.

Condições gerais para requerimento de benefícios

IMPORTANTE:
A Caarj destina uma verba anual para os seus benefícios. Quando o limite da mesma for alcançado, a concessão destes benefícios só será retomada, como previsto, no próximo ano.

  • Estar inscrito pelo menos há um ano, como advogado(a) ou provisionado(a);
  • Estar quite com a Tesouraria da OAB;
  • Ativo até a data da solicitação e adimplente com as anuidades, até o exercício anterior da solicitação do benefício;
  • Exercer a advocacia de forma regular e habitual;
  • Submeter-se a análise socioeconômica (para auxílios Inclusão Social e Aprender);
  • Comprovar renda familiar, máxima, limitada a R$ 4.500,00 (não se aplica ao Auxílio Funeral);
  • Caso tenha inscrição suplementar na OAB/RJ, deve solicitar os benefícios em sua seccional de origem.
  • Acesse o modelo de requerimento aqui.

Auxílios

Inclusão_Social

Auxílio Inclusão Social

Para situações de vulnerabilidade social, doenças ou catástrofes.

Saiba mais

Isenção

Projeto Nascer

No Plano de Valorização da Mulher Advogada, é prevista a isenção de anuidade no ano em que a advogada tenha tido filho.

Saiba mais

Aprender

Projeto Aprender

Auxílio para o período de matrícula escolar e compra de material para os filhos.

Saiba mais

Funeral

Auxílio Funeral

Para ajudar nas despesas com o funeral de advogados e advogadas.

Saiba mais

Projetos

A Caixa de Assistência, além de prestar os serviços em regimento, oferece benefícios extra estatutários que proporcionam informação, prevenção, integração, lazer, cultura, entretenimento e prática de atividade física de forma gratuita para a classe. Fique por dentro dos projetos ativos realizados pelo Núcleo Assistência.

A Caarj estimula a doação de leite materno e arrecada potes de vidro com tampa de plástico, em apoio à campanha mundial “Laço Dourado”, no mês de agosto. As doações são destinadas a Bancos de Leite Humano, como o Instituto Fernandes Figueira, que tornam os potes apropriados para o armazenamento do leite materno, pois o vidro não acumula cheiro nem resíduos, é fácil de esterilizar. Por estas razões é considerado o material perfeito para guardar o leite materno no freezer, antes ou depois da pasteurização feita pelos bancos de leite.

A amamentação, segundo o Ministério da Saúde, é o principal fator de redução da mortalidade na infância. O leite materno é o alimento ideal para todas as crianças. Sua composição de nutrientes é considerada completa e suficiente para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê durante os primeiros 2 anos de vida. É um alimento de fácil e rápida digestão, completamente assimilado pelo organismo infantil.

A Caarj se mobiliza junto às subseções e à advocacia do Rio de Janeiro para dar uma lição de solidariedade e doar agasalhos e roupas para o frio, que são destinados a entidades filantrópicas.

Sucesso entre a advocacia, o curso de Casais Grávidos da Caarj oferece palestras que abordam temas como alimentação complementar, o retorno ao trabalho, cuidados com o bebê e planejamento familiar. O curso é complementar ao pré-natal, e é uma forma de resgatar a autoconfiança tanto da mãe quanto do pai, pois são discutidos o medo do parto, o pós-parto e a importância da união do casal neste período.

Reúne os casais participantes das edições anteriores do Curso de Casais Grávidos, com seus bebês.

Reúne as advogadas e advogados, e suas famílias, para uma manhã de troca com o nosso Presidente, visando aproximar os beneficiários dos benefícios do Projeto Nascer e Aprender.

Notícias recentes em Assistência

Caarj apoia campanha Ser Solidário

A Comissão de Direito Militar da OAB/RJ decidiu convocar outras comissões para abraçar o projeto “Ser Solidário”, que tem a missão de criar campanhas de arrecadação trimestral de donativos para instituições filantrópicas. No primeiro ato da campanha, a OAB Mulher…

×
Back To Top
×Close search
Search