skip to Main Content
Início Do Mês Da Mulher

Início do Mês da Mulher

Iniciamos no dia de hoje o mês da mulher, chamado assim devido à comemoração do Dia Internacional da mulher em 8 de março. Ao contrário de outras datas comemorativas parecidas, o Dia da Mulher não tem motivação comercial, tendo grande importância histórica para movimentos que buscam a igualdade de direitos para as mulheres.

A data surgiu no dia 8 de março de 1911, quando houve um incêndio na empresa Triangle Company em Nova York, que causou 146 mortes, dentre elas 125 mulheres, que eram mantidas trancadas no ambiente de trabalho para que não saíssem durante o expediente. A tragédia contribuiu para regras mais rigorosas sobre a segurança no trabalho e serviu de símbolo para o movimento de igualdade das mulheres.

Embora esse acontecimento tenha definido a data, os movimentos pela igualdade já existiam há muitos anos. Algumas das principais conquistas são:

  • Em 1827, as mulheres brasileiras receberam o direito de frequentar escolas.
  • Em 1879, o direito de frequentar faculdades.
  • Em 1918, após anos do movimento sufragista, as mulheres conquistaram o direito ao voto na Inglaterra.
  • Em 1934, no Brasil, ganharam o direito de votar sem precisar da permissão de seus maridos.
  • Em 2006, a Lei Maria da Penha foi sancionada.
  • Em 2015, entrou em vigor a Lei do Feminicídio, considerando crime hediondo o assassinato por descriminação de sexo.

As mulheres já representam 50% da advocacia nacional, com 630 mil advogadas e estagiárias brasileiras, e são a maioria entre as pessoas com menos de 40 anos (56%), o que reflete a crescente presença feminina nas faculdades, alcançando o percentual de 57% em 2016.

×
Back To Top
×Close search
Search