Novembro Azul: Saiba quais são os sinais e sintomas do câncer de próstata
As ações de conscientização sobre o câncer de próstata seguem a todo vapor com a chegada do Novembro Azul. Médicos, especialistas e instituições de diversos setores se aliaram à campanha na sensibilização do público masculino sobre a importância de falar sobre a doença e desmistificar estigmatizações relativas aos exames e cuidados com a saúde dos homens.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), depois do câncer de pele, esse tipo de tumor é o que mais atinge a população masculina, representando 29% dos diagnósticos oncológicos. Dados coletados pela instituição ainda apontaram para o surgimento de 65.840 novos casos no Brasil a cada ano, entre 2020 e 2022.
Para dar início à programação de Novembro Azul, a Caixa de Assistência listou os principais sinais e sintomas do câncer de próstata. Mas vale dizer que os pacientes em estágio inicial, geralmente, são assintomáticos, reiterando a necessidade de serem feitos exames regularmente e, se diagnosticado, dar início ao tratamento imediatamente. Confira a seguir:
- Micção frequente.
- Fluxo urinário fraco ou interrompido.
- Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).
- Sangue na urina ou no sêmen.
- Disfunção erétil.
- Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.
- Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.