skip to Main Content
Principais Cuidados Com A Saúde Da Mulher

Principais cuidados com a saúde da mulher

Cuidar da saúde é essencial para ter uma boa qualidade de vida. Além prolongar a vida, também garante mais energia e disposição, aumenta a autoestima e ajuda na prevenção de doenças. O corpo humano possui grandes diferenças de acordo com o gênero. Embora todos devam se preocupar com a saúde, existem alguns cuidados específicos para cada um. Aproveitando que março é o mês das mulheres, seguem algumas dicas para manter uma boa qualidade de vida.

Exercícios físicos e boa alimentação
Praticar exercícios físicos é um desses cuidados, que trazem muitos outros benefícios além de estética. Se exercitar frequentemente em conjunto com uma alimentação saudável ajuda na saúde física e mental, aumenta a disposição para enfrentar o dia a dia, reduz o estresse e provoca a produção de serotonina, o hormônio do bem estar. Além disso, ajuda na prevenção de diversas doenças no coração, pressão alta e diabetes.

Exames preventivos
Existem também vários exames que devem ser feitos periodicamente. O exame de Papanicolau, que coleta material do colo do útero para identificação do câncer nesta região, deve ser realizado aos 25 anos em mulheres que já tenham vida sexual ativa, e novamente a cada três anos. A mamografia detecta câncer de mama, deve ser realizado todo ano após os 40 anos. Há também ultrassom transvaginal para detectar câncer de ovário e densitometria óssea, realizado após a menopausa para avaliar perda de massa óssea e risco de osteoporose.

Saúde mental
A ansiedade e depressão têm crescido muito no país durante a pandemia. Cuidar da saúde mental é necessário em todas as idades, desde a puberdade, quando ocorre um grande desnível hormonal, até as idades mais avançadas, passando, claro, pela vida adulta. Com o acompanhamento de psicólogo(as) e psiquiatra é possível tratar da saúde mental antes que elas atinjam níveis avançados e cada vez mais prejudiciais às nossas vidas.

Prevenção contra DSTs
O uso de preservativo masculino e feminino não serve apenas para evitar gravidez. Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são facilmente prevenidas com o uso de camisinha durante a relação sexual, mas também podem ser transmitidas pelo sangue em feridas abertas. Algumas dessas doenças são tratadas facilmente, e outras chegam a ser incuráveis, mesmo com a melhora dos sintomas, como HIV e o vírus do HPV que pode causar câncer do colo do útero.

Métodos contraceptivos
Além dos preservativos, existem outras formas de prevenir a gravidez, como a laqueadura, um método definitivo, DIU de cobre, DIU hormonal e os anticoncepcionais. No caso dos anticoncepcionais, é necessário visitar um ginecologista para descobrir qual o mais indicado para o seu corpo, já que o consumo sem supervisão médica pode desencadear diversos efeitos colaterais.

×
Back To Top
×Close search
Search